Livro celebra os 40 anos dos cursos de Informática na PUCRS

A obra narra os principais momentos da trajetória, da inauguração aos projetos do Tecnopuc

21/03/2019 - 14h50
Escola Politécnica, Computação na PUCRS, Livro 40 anos Politécnica

Cristine Pires, Patrícia Comunello e Patricia Knebel. Foto: Camila Cunha

A Escola Politécnica lançou, no dia 18 de março, o livro Computação da PUCRS – O futuro por excelência, em homenagem aos mais de 40 anos dos cursos de Informática na Universidade. A publicação remonta a trajetória da Graduação e da Pós-Graduação, atualmente integrados à Escola Politécnica, e de suas personalidades, reconhecendo seu impacto e influência no cenário computacional brasileiro e internacional. A divulgação do título integrou a programação da Aula Inaugural dos cursos de Informática, na qual houve a palestra sobre os desafios enfrentados pelo RS no segmento, ministrada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb. O evento ocorreu no Teatro do prédio 40 do Campus.

O lado humano da tecnologia

Alunos, alumni (diplomados) e professores da Universidade que acompanharam o lançamento da obra receberam exemplares e assistiram ao painel apresentado pelas autoras e jornalistas Patricia Knebel, Patrícia Comunello e Cristine Pires. Elas conversaram com a plateia sobre o processo de produção e a história da Informática no Campus.

O texto relembra os principais momentos, desde o Instituto de Informática, em 1977, passando pela Faculdade de Informática (Facin), a criação dos programas de mestrado e doutorado, nos anos 1990, até as iniciativas em desenvolvimento no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Para as escritoras, entretanto, a força da narrativa não está nos fatos, mas nas pessoas. “O livro conta o crescimento da Computação na PUCRS e no Brasil, mas traz um pouco de todos que marcaram esse espaço. Trabalhamos com muitos cases, e isso garantiu que a abordagem fosse muito humana, mesmo falando sobre tecnologia”, explica Cristine.

Escola Politécnica, Livro 40 anos curso de informática

As autoras apresentaram o processo de criação e diagramação do livro. Foto: Camila Cunha

A seleção dos episódios constantes na publicação é fruto do trabalho de professores, coordenadores e diretores dos Cursos. “O corpo docente teve um papel importante, indicando aquilo que tinha valor afetivo para quem passou pela Politécnica e quais ações significaram avanços reais no campo computacional”, apontou Patrícia Knebel, que coordenou a redação. Segundo Patrícia Comunello, um dos maiores desafios da criação foi mesclar as vivências dos profissionais com os feitos na educação e na pesquisa. “A obra tem um apelo especial para o público da PUCRS. Nosso desejo é que seja uma leitura divertida e informativa”, afirma.

A área do futuro

Após a conversa com as autoras, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Luís da Cunha Lamb, subiu ao palco para ministrar uma palestra sobre a realidade da informática em uma perspectiva internacional e os desafios do RS no segmento. Em um discurso bem-humorado e leve, Lamb destacou a importância de incentivar os talentos a permanecerem em seus países de origem. “Hoje, quem se destaca vai trabalhar no exterior. Precisamos dessas pessoas trabalhando aqui, impulsionando o crescimento aqui”, defendeu. O professor do departamento de Informática da UFRGS ainda incentivou os universitários a investirem em estudos no campo.  “A tecnologia, a ciência de dados, a informática, já são hoje as áreas que mais demandam profissionais no mercado. É a realidade de amanhã, não esperem”, orientou.

Confira imagens do evento: