Comitiva internacional da Dell acompanha projetos na Escola Politécnica

Executivos se atualizaram sobre as iniciativas em desenvolvimento na PUCRS

03/10/2018 - 18h41
Visita de representantes da Dell, Escola Politécnica

Foto: Bruno Todeschini

Uma comitiva internacional da Dell esteve na Escola Politécnica da PUCRS nesta quarta-feira, dia 3 de outubro. O encontro aconteceu no prédio 32 e teve as presenças de lideranças globais da empresa, entre elas, os vice-presidentes sêniores de TI, Scott Pittman, Garry Wiseman, Greg Bowen, Jen Felch, o vice-presidente para a America Latina Steve Crawley e o vice-presidente de TI, John Fallon. Pela Universidade participaram o vice-reitor, Jaderson Costa da Costa; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Carla Bonan; a diretora de Graduação, Adriana Kampff e a decana da Escola Politécnica, Sandra Einloft.

A pró-reitora da Propesq lembrou o longo tempo de cooperação de projetos de pesquisa e desenvolvimento entre a empresa e a Universidade. “Essa parceria tem uma grande contribuição para a qualificação dos cursos graduação e pós-graduação da Universidade. Estamos muito felizes com essa união”, enfatizou. Pela Dell, Steve Crawley destacou a sua emoção em ver o quanto ainda é forte esse relacionamento. “Permite tomarmos importantes decisões locais. Estou muito orgulhoso da nossa parceria”, celebrou.

Os executivos da empresa puderam se atualizar sobre os projetos desenvolvidos na Universidade. O convênio PUCRS/Dell, coordenado pela professora Sabrina dos Santos Marczak, tem atuado nas iniciativas IT Academy – Programa de Capacitação em Tecnologia da Informação; Cloud Computing – Pivotal Cloud Foundry; Performance Interference; Avaliação da Escalabilidade de Práticas da Metodologia Pivotal Labs no Apoio ao Desenvolvimento de Software Ágil e Machine Learning para Análise de Casos de Fraude.

Visita de representantes da Dell, Escola Politécnica

Futuro laboratório de pesquisa da Dell.
Foto: Bruno Todeschini

Envolvida no projeto de Machine Learning, a doutoranda do curso de Ciência da Computação da PUCRS, Silvia Nunes das Dores, enfatizou que o serviço de detecção de fraude ainda não existe no Brasil. “Como iniciamos este ano, estamos nos preparando para atuar nessa área. Apuramos dados de teste fornecidos pela Dell e já conseguimos ter uma ideia do tipo de informações serão fornecidas e quais resultados termos que atingir”, projeta.

Também foi o momento para que a comitiva da Dell conhecesse o local do futuro laboratório de pesquisa em metodologia ágil de desenvolvimento de software em instalação dentro do Centro de Pesquisa em Engenharia de Software (CePES), localizado no andar térreo do Prédio 32. O espaço vai desenvolver soluções para a implementação em larga escala de metodologias ágeis em organização de grande porte como a Dell, estabelecendo diretrizes para evolução das equipes ágeis e para melhoria contínua no processo de desenvolvimento de software.

Confira a galeria de fotos: