Labelo e Ceip promovem workshop sobre iluminação pública

Evento é voltado para prefeituras e secretarias municipais do Rio Grande do Sul

14/03/2018 - 09h52

2018_03_12-labelo_ceip_workshp(907x520)(arte)O complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo) e o Centro de Excelência em Iluminação Pública (Ceip) promovem, no dia 27 de março, o Workshop – Desafios e Caminhos para a Modernização dos Sistemas de Iluminação Pública no Brasil. A atividade, promovido em parceria com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), da Alemanha, e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é voltado para prefeituras e secretarias municipais do Rio Grande do Sul. O evento inicia às 8h30min, com encerramento às 16h30min, e será realizada no Global Tecnopuc, prédio 97A Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), Bloco Da Vinci, Sala 101.

No workshop, profissionais reconhecidos na área de iluminação e órgãos de fomento debaterão o tema e esclarecerão etapas para o desenvolvimento de ações públicas que objetivam o apoio no processo de modernização dos sistemas de iluminação pública pela utilização da tecnologia LED e a consequente melhoria nos índices de eficiência energética. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser realizadas até o dia 22 de março no site do Labelo, ou manifestando interesse pelo e-mail [email protected] ou [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3551. Confira abaixo os temas que serão abordados nos painéis:

• Bases técnicas de modernização da iluminação pública;
  • Experiências e desafios de prefeituras do RS na substituição de produtos para iluminação pública;
  • Possibilidades de financiamento de projetos de modernização de iluminação pública.

Ivo Gonçalves/PMPA

Alguns dos palestrantes

Caixa Econônica Federal

Fabrício de Andrade Lebeis é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) (1999) e mestre em Ótica e Microondas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2002). Atualmente é Gerente Nacional de Fundos de Governos da Caixa sendo responsável pela gestão de importantes fundos de governo nos segmentos habitacional, educacional, meio-ambiente, infraestrutura, PPP e energia. No evento, Lebeis abordará o tema Linhas de financiamento para iluminação pública.

Eletrobras

Luciano Giovaneli é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em Projetos Urbanos. Desde 2010 pertence ao quadro de funcionários da Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras), no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), no qual integra o núcleo responsável pela Coordenação do Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes – Procel Reluz. Giovanelli apresentará o painel Plano de aplicação de recursos – PAR PROCEL: investimentos para iluminação pública LED.

Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica

Nelson Fonseca Leite é engenheiro eletricista pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC e FGV, além de Electric Power Management pela Japan International Cooperation Agency (JICA), Japão. Atual presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e presidente do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), abordará as oportunidades de renovação dos produtos ligados a iluminação pública.

Cobei

Luciano Rosito é engenheiro eletricista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUCRS. Atua como Diretor Comercial da Tecnowatt Iluminação, como coordenador da Comissão de Estudos ABNT – Cobei – CE03 – luminárias e acessórios e participa das demais comissões. No evento, abordará o tema Projetos técnicos para iluminação pública.

Inmetro

Leonardo Machado Rocha é engenheiro elétrico, com ênfase em telecomunicações, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e possui mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisador-tecnologista da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro e abordará o tema Programa brasileiro de avaliação da conformidade para iluminação pública viária.