Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior

Unidade Acadêmica: Escola de Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Comunicação Social Pós-Graduação em Filosofia Pós-Graduação em Teologia

Apresentação

Graduação e mestrado em Teologia (Licence et Maîtrise en Théologie) na Faculté de Théologie Réformée d'Aix-en-Provence (1985, 1987), mestrado em Filosofia (Villanova University, 1990) e doutorado em Filosofia (Ph.D., 1994) pela State University of New York em Stony Brook. Tem pós-doutorado na New School for Social Research (1997-98), na University of Miami (2015, 2016), na Université Paris 8 (2022), na London School of Economics e na Universität Kassel (2004-05, 2012), onde foi pesquisador bolsista da Alexander von Humboldt Stiftung. Tem sido Pesquisador do CNPq desde 1995, e atuado como consultor ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPERGS. Foi professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1994-99, e tem sido professor visitante na University of Toledo, Ohio (EUA), desde 2007-08. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador do PPG-Filosofia e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia (Instituto do Cérebro, InsCer, desde 2012) e dos Grupos de Pesquisa em Ética da Inteligência Artificial RAIES (FAPERGS, desde 2022) e RAIP (CNPq, 2023), Editor-chefe da revista Veritas, membro do Comitê de Bioética Clínica e Coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia, criado em 2009. Criou em 1999 a Sociedade Brasileira de Fenomenologia e foi Coordenador de área da Filosofia na CAPES (quadriênio 2018-22). Orientou 20 pós-doutores, 32 dissertações de mestrado e 31 teses de doutorado, publicou 5 livros.

Áreas de Interesse

Eixos Temáticos

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Práticas e Culturas da Comunicação