Maria Da Gloria Correa Di Fanti

Unidade Acadêmica: Escola de Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Letras

Apresentação

GLÓRIA DI FANTI é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUCSP (2004), com doutorado-sanduíche (2001-2002) no Departamento de Ergologia (APST) da Aix-Marseille Université (França), e mestra em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFSM (1998). Realizou estágio de pós-doutoramento (PDE/CNPq) na Sorbonne Université (2018-2019) sob a supervisão de Dominique Maingueneau. É professora-pesquisadora da PUCRS e editora da Revista Letrônica (e-ISSN: 1984-4301), tendo coordenado o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/PUCRS) entre 12/2012 e 03/2017. Foi coordenadora (2010-2012) e vice-coordenadora (2008-2010 e 2012-2014) do GT Linguagem, Enunciação e Trabalho da ANPOLL, atualmente GT Discurso, Trabalho e Ética. Integra o Comitê Assessor de Artes e Letras da FAPERGS (2019-2021) e faz parte das seguintes Associações: Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), Association Analyse des Discours de l'Amerique Latine (ADAL), Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR), Société Internationale d'Ergologie (SIE), Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É líder do Grupo GenTe - Tessitura: Vozes em (Dis)curso (PUCRS/CNPq) e pesquisadora do Grupo Atelier Linguagem e Trabalho (PUCSP/CNPq). Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise do Texto e do Discurso, Estudos Bakhtinianos, Análise Dialógica do Discurso, Linguística Aplicada e Linguagem e Trabalho. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Áreas de Interesse

Eixos Temáticos