Ana Maria Marques Da Silva

Unidade Acadêmica: Escola Politécnica
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Apresentação

Possui graduação em Física - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Física - Ênfase em Ensino de Física pela USP (1991), doutorado em Física Nuclear pela USP (1998) e pós-doutorado na KU Leuven (Bélgica). Atualmente é professora titular da PUCRS, coordena o grupo de Pesquisa em Imagens Médicas (NIMed) e é pesquisadora do Instituto do Cérebro do RS (InsCer). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, na linha de Engenharia Biomédica e no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica na área interdisciplinar, orientando estudantes de mestrado e doutorado. Sua pesquisa está voltada para as áreas de Física e Engenharia Aplicadas à Medicina, com ênfase em: aquisição, processamento e análise de imagens médicas; quantificação e modelagem cinética em imagens SPECT e PET; simulações de Monte Carlo em imagens médicas; qualidade de imagens médicas; dosimetria em imagens médicas. Exerceu a função de diretora da Faculdade de Física da PUCRS de 2006 a 2017. Desde 2013 exerce a função de coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional em Saúde na Área de Física Médica (Medicina Nuclear, Radiodiagnóstico e Radioterapia), do Hospital São Lucas da PUCRS. Desde 2014 exerce a função de editora associada da EJNMMI Physics e editora-chefe da Revista Brasileira de Física Médica.

Áreas de Interesse

Eixo Temáticos

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Gerontologia Biomédica