Mulheres na ciência na PUCRS

A inclusão de mulheres na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) faz parte da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, com uma nova visão sobre questões sociais e econômicas atuais. A PUCRS acompanha o movimento mundial e busca incentivar cada vez mais o protagonismo feminino.

Em nosso corpo docente, contamos com pesquisadoras reconhecidas em diversas áreas, engajadas na solução de grandes problemas da sociedade. Também estamos atentos e em constante desenvolvimento para receber nossas estudantes mulheres nas áreas STEM, proporcionando desenvolvimento e oportunidades ao longo da formação nos mais diversos níveis.

Conheça algumas iniciativas

Meninas na Ciência da Computação

O projeto Meninas na Ciência da Computação é uma iniciativa que apoia a formação de Mulheres na área de Computação. Com financiamento da empresa POATEK, o projeto está na sua 2° edição. A primeira edição, iniciada em 2019, está financiando duas alunas no curso de bacharelado em Ciência da Computação. Ainda nesta primeira edição, o projeto financia uma bolsa integral para uma aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da PUCRS.

Na segunda edição, iniciada em agosto de 2021, a empresa está financiando mais três alunas no curso de graduação em Ciência da Computação. Além do suporte financeiro, as acadêmicas recebem acompanhamento de um professor-tutor e de um profissional da empresa financiadora, para suporte relativo a questões de carreira profissional e currículo.

Gurias da Politécnica

O projeto tem objetivo de auxiliar, capacitar e estimular o sentimento de pertencimento das mulheres nas áreas de ciências exatas e tecnologias da Escola Politécnica da PUCRS. O grupo realiza eventos, capacitações e palestras com mulheres referência em suas áreas para encorajar outras mulheres nessas áreas e auxiliar as mesmas na inserção no mercado de trabalho ou no meio acadêmico. Além disso, trabalham também indo em escolas de ensino médio para conversar e fazer dinâmicas com os alunos sobre carreiras. E-mail para contato: [email protected].

Artigo: Construindo uma Identidade Coletiva em prol do Pertencimento e Permanência em Cursos da Área de Computação (Ana Bacelo, Cristina Nunes e Milene Silveira – PUCRS)