Programa de Bolsas - BPA

O Programa de Bolsa / Pesquisa para Alunos da Graduação – BPA tem por objetivo estimular o bolsista a participar de projetos de pesquisa, inserindo-o no processo de reflexão e de inovação no âmbito da C&T, e incentivar a sua inclusão na pós-graduação.

Duração: abril a janeiro (10 meses)

Cronograma Chamadas 2021
Lançamento da chamada 15/10/2020
Período de submissão de projetos 15/10 a 3/11/2020 (até às 23h59min)
Período de avaliação 16/11 a 4/12/2020
Divulgação do resultado preliminar Após 14/12
Prazo para pedidos de reconsideração Até 3 dias úteis após a divulgação dos resultados preliminares
Divulgação do resultado final Após 18/12/2020
Indicação do bolsista SAP e entrega da documentação 1 a 19/3/2021
Vigência da chamada 1º/4/2021 a 31/1/2022
22º Salão de Iniciação Científica 4 a 8/10/2021
Entrega do relatório final Até 45 dias após o encerramento da vigência do programa
Chamadas
Informamos que os Bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/Capes e de Bolsistas de Pós-Doutorado DOCFIX/Fapergs que não possuem acesso ao Sistema SAP deverão solicitar a liberação à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) até, pelo menos, 2 (dois) dias antes do prazo final de submissões de projetos. Caso contrário, a liberação e participação ficarão inviáveis.

Geral

Essa Chamada abrange Projetos de Pesquisa das diversas áreas do conhecimento desenvolvidos na Universidade.

 

Interesse Institucional

Essa Chamada abrange projetos de pesquisa voltados às necessidades estratégicas institucionais a serem definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS.

 

Pesquisa Clínica

Essa Chamada destina-se a projetos em pesquisa clínica nas áreas de Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, desenvolvidos na Universidade.

 

Chamada de Extensão Universitária e Desenvolvimento Comunitário – PEC-DES

A Chamada visa fomentar e apoiar o desenvolvimento de ações de extensão universitária com a participação de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação, visando contribuir para a formação profissional de alunos, o exercício da cidadania e a melhoria das condições de vida da comunidade externa, especialmente os indicadores sociais e do acesso à educação, à saúde e à cultura, articulados às políticas públicas.

 

Recém doutor

Essa Chamada visa estimular a produção científica do recém doutor, mediante a orientação de alunos da graduação em projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento desenvolvidos na Universidade.

 

Programa de bolsas apoio técnico – Proat

Essa Chamada tem por objetivo apoiar propostas voltadas para o apoio técnico às estruturas institucionais de pesquisa e aos periódicos científicos editados pela Edipucrs.

 

Requisitos para ser Bolsista
  • ser selecionado(a) e indicado(a) pelo(a) Pesquisador (a), após homologação da aprovação do projeto;
  • estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação da PUCRS;
  • apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico;
  • não possuir vínculo empregatício;
  • comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do (a) Pesquisador (a) com dedicação de 20 horas/semanais;
  • não acumular a bolsa com a de outros Programas e Agências, tais como CNPq/Fapergs/Capes e/ou da própria IES;
  • participar dos eventos realizados anualmente pela Universidade: Encontro de Bolsistas e do Salão de Iniciação Científica, com apresentação de trabalho.
  • ter Currículo Lattes devidamente cadastrado e atualizado, enviado para ao site do CNPq –  www.cnpq.br.

 

Indicação de Bolsistas

Os documentos abaixo deverão ser preenchidos e assinados digitalmente pelo/a Orientador/a, bolsista e testemunhas e encaminhados à Coordenadoria de Iniciação Científica, por e-mail ([email protected]) impreterivelmente, entre 1º e 19 de março de 2021.

 

Importante: O/a aluno/a que estiver estagiando na PUCRS não poderá ser indicado para receber Bolsa BPA/PUCRS.

 

 

Pagamento de Bolsas

O pagamento do valor mensal da bolsa será efetuado diretamente aos bolsistas até o 10º dia de cada mês, a partir do mês subsequente ao de início da vigência, mediante depósito mensal em conta bancária informada pelo bolsista (não são permitidas contas poupança, contas conjuntas, contas do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica).

 

Importante

  • O não recebimento do valor da bolsa deverá ser informado à Coordenadoria de Iniciação Científica até o dia 20 do referido mês para que as devidas providências sejam tomadas.
  • Não serão realizados pagamentos retroativos, proporcionais e/ou a estudante não matriculado.

 

Substituições de Bolsistas

Os documentos abaixo deverão ser preenchidos e assinados digitalmente pelo/a Orientador/a, bolsista e testemunhas e encaminhados à Coordenadoria de Iniciação Científica, por e-mail ([email protected]), impreterivelmente, até o dia 10 de cada mês.

  1. Formulário – Substituição/Cancelamento de Bolsista BPA/PUCRS
  2. Termo de Outorga
  3. Termo de Compromisso e Confidencialidade
  4. Comprovante de Conta Bancária

Importante: O/a bolsista deverá possuir Conta Corrente em qualquer banco. Não serão permitidas contas poupança, contas conjuntas, contas do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica.

Observação: Caso o/a pesquisador/a opte pelo encerramento da bolsa, é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

 

Relatório Final

As bolsas de Iniciação Científica concedidas pelo Programa de Bolsas Pesquisa Aluno – BPA/PUCRS/2021 encerram-se dia 31/1/2022.

Importante: O/a pesquisador/a que não solicitar renovação do projeto e/ou não obtiver aprovação na solicitação de renovação nas Chamadas BPA/PUCRS/2022 deverá postar no SAP o Relatório Final da Bolsa até 45 dias após o encerramento da vigência do programa.

 

Roteiro para Relatório Final – BPA
Roteiro para Relatório Final – Apoio Técnico/Proat

 


Informações

O atendimento, para esclarecimentos, será de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min, na Coordenadoria de Iniciação Científica, Living 360° (prédio 15) – Sala 325, pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 3353-7719, ou 6274.