Programa de Bolsas IC Jr. – PUCRS

O IC Júnior é um programa conjunto que envolve a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos do Ensino Médio em projetos de pesquisadores na Universidade, possibilitando a iniciação na pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Carga Horária: 10h semanais
Duração: agosto a dezembro – 5 meses

Período de inscrição e envio dos vídeos 2 a 20/8/2021
Período de seleção dos bolsistas 23 a 27/8/2021
Divulgação dos bolsistas selecionados Após 30/8/2021
Reunião online de acolhida aos bolsistas 10/9/2021
Envio dos documentos do bolsista 10 a 15/9/2021
Vigência da Bolsa Setembro a novembro/2021
Seminário de Avaliação do Programa de Iniciação Científica Júnior 30/11/2021
Entrega dos Relatórios Técnicos Finais 1º a 30/11/2021
Bolsistas selecionados
Perfil e requisitos do aluno bolsista

Perfil do Aluno Bolsista

• Demonstrar interesse pela pesquisa;
  • Ter curiosidade e criatividade científica;
  • Possuir perfil compatível para realização de atividades de pesquisa;
  • Apresentar interesse para desenvolver atividades de leitura e escrita.

Requisitos do Aluno Bolsita

• Estar regularmente matriculado(a) no Ensino Médio;
  • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas;
  • Apresentar bom desempenho escolar comprovado por parecer escrito da escola na Carta de Recomendação;
  • Assinar o Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa. Ao assinar o Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica, o bolsista assume o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa no Seminário Interno de Avaliação do Programa de Iniciação Científica Júnior (exposição oral) e no Relatório Final;
  • Assinar o Termo de Compromisso e Confidencialidade;
  • Ter conta corrente ativa em qualquer banco;
  • Acordar o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas com o Professor Orientador;
  • Dedicar-se às atividades escolares e de pesquisa;
  • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do Professor Orientador com dedicação de 10 horas/semanais;
  • Cumprir integralmente as atividades definidas pelo Professor Orientador;
  • Apresentar, no primeiro bimestre de vínculo à bolsa, atestado de realização do Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle. Esse requisito aplica-se aos bolsistas vinculados a projetos nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e afins, ou de outras áreas, sempre que as atividades de pesquisa envolverem trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos;
  • Não possuir vínculo empregatício.
Orientações para envio do Vídeo de Apresentação

O vídeo de apresentação do aluno é essencial para o processo de seleção de bolsistas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior 2021.

Orientações

O vídeo deverá ter, no máximo, 2 minutos de duração em que o aluno deverá se apresentar e responder as seguintes questões:

• Por que você gostaria de participar do Programa de Iniciação Científica Jr.?
  • Quais são suas principais expectativas com o Programa?
  • Qual sua área de interesse e por que você escolheu essa área do conhecimento para a pesquisa?
  • O que você gostaria que soubéssemos sobre você?

Importante: O vídeo de apresentação poderá estar disponível na plataforma de preferência do aluno (youtube, google drive, one drive…). É obrigatório o envio do link de acesso no momento da inscrição.

Inscrições encerradas!

Documentação para Implementação da Bolsa

ATENÇÃO: Todos os documentos deverão ser encaminhados devidamente preenchido e com as assinaturas digitais e/ou escaneadas.

Pagamentos
  • O pagamento do valor mensal da bolsa será efetuado diretamente aos bolsistas até o 10º dia do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta bancária informada pelo bolsista, apenas após confirmação da atuação na pesquisa por parte do Professor Orientador.
  • Não são permitidas contas-poupança, contas conjuntas, contas do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica.
  • O valor da bolsa será estipulado pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAF).
  • É expressamente vetado o pagamento de bolsa retroativo ou proporcional.

O Seminário Interno de Avaliação do Programa de Iniciação Científica Júnior da PUCRS é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo os bolsistas de Iniciação Científica Júnior e professores/pesquisadores da Universidade.

Relatório final

As bolsas de Iniciação Científica concedidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – IC Jr. encerram-se dia 30/11/2021. A entrega do Relatório Final deverá ser realizada por e-mail ([email protected]).