Programa de Bolsas - Fapergs

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) foi criada em 1964 com a finalidade de ser uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul, de acordo com as políticas fixadas para o setor. Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, é mantida por recursos do Tesouro do Estado, conforme lei 9.103 de agosto de 1990, e provenientes de convênios ou de parcerias.

Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

Objetivos

A Fapergs tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de pesquisa no Estado.

Duração da Bolsa: A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de setembro de 2022 tendo como prazo final 31 de agosto de 2023.
 
Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

Cronograma

Cronograma Chamada 2021/2022

Início das atividades 1º/8/2021
Período de substituição de bolsistas formandos 2021/2 1 a 5/12/2021
Entrega do Relatório Semestral 1º a 30/4/2022
Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica 31/5 a 3/6/2022
Período de substituição de bolsistas formandos 2022/1 1 a 5/7/2022
Término das Atividades 31/8/2022
Entrega do Relatório Final 1º a 30/9/2022
Salão de Iniciação Científica PUCRS 3 a 7/10/2022
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 27/10/2022

 

Cronograma Chamada 2022/2023

Início das atividades 1º/9/2022
Período de substituição de bolsistas formandos 2022/2 1 a 5/12/2022
Entrega do Relatório Semestral 1º a 30/4/2023
Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica 30/5 a 2/6/2023
Período de substituição de bolsistas formandos 2024/1 1 a 5/7/2023
Término das Atividades 31/8/2023
Entrega do Relatório Final 1º a 30/9/2023
Salão de Iniciação Científica PUCRS 2 a 6/10/2023
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 26/10/2023
Chamada Probic

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Probic/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.
 
Objetivos: “Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.
“Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.
 
Fonte: www.fapergs.rs.gov.br
 
 

Nova Chamada 2022/2023

* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
 
 

Resultado final 2022/2023

 

Chamada em andamento 2021/2022

 

Resultado Final 2021/2022

 
 

Projetos Encerrados

 

Comitê Institucional

 

Chamadas Encerradas

Chamada Probiti

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação – Probiti/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.
 
Objetivos: “Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.
 
“Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.
 
Fonte: www.fapergs.rs.gov.br
 
 

Nova Chamada 2022/2023

* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
 
 

Resultado final 2022/2023

 

Chamada em andamento 2021/2022

 

Resultado Final 2021/2022

 
 

Comitê Institucional

 

Projetos Encerrados

 

Chamadas Encerradas

Requisitos para ser Bolsista
  • Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação.
  • Ter currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq (cnpq.br).
  • Ser selecionado(a) e indicado(a) pelo(a) pesquisador(a) responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado por quota desta modalidade de bolsa.
  • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico, sendo desejável um coeficiente de rendimento parcial das disciplinas cursadas igual ou superior a 7,0.
  • Não possuir vínculo empregatício.
  • Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências, nacionais, estrangeiras ou internacionais, inclusive da própria Fapergs ou da PUCRS. Não se aplica no caso do ProUni.
Atribuições do/a bolsista IC
  • Dedicar-se às atividades acadêmicas e às atividades de pesquisa previstas no plano de atividades.
  • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do(a) pesquisador(a) com dedicação de 20 horas/semanais.
  • Apresentar, no primeiro bimestre de vínculo à bolsa, atestado de capacitação em Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle. Esse requisito aplica-se aos bolsistas vinculados a projetos nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas sempre que as atividades de pesquisa envolvam trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos.
  • Ao assinar o Termo de Outorga o(a) bolsista Fapergs assume o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa em relatório final e em apresentações orais no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica e no Salão de Iniciação Científica da PUCRS.
  • Assinar o Termo de Confidencialidade em projetos cuja teoria, métodos, resultados ou suas aplicações tenham potencial de geração de patentes, quando apropriado.
Termo de Outorga e de Aceitação de Bolsa

Para possibilitar a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa – Fapergs o aluno deverá estar com o seu cadastro atualizado no SigFapergs (http://sig.fapergs.rs.gov.br)  e anexar a documentação exigida pelo sistema (cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante bancário– Banco Banrisul).
 
A concessão do auxílio estará diretamente vinculada à assinatura digital do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa pela Instituição participante, pelo Pesquisador, pelo Bolsista e pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign.
 
IMPORTANTE: É vedado o início das atividades do bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.
 

Documentos necessários

  • Termo de Outorga - O documento deve estar devidamente preenchido com as informações pessoais do bolsista e do orientador (primeira página do documento), exceto a data, a qual será preenchida pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign. Portanto, o orientador e o bolsista devem estar com o cadastro atualizado no SigFapergs (http://sig.fapergs.rs.gov.br). Desta forma, os campos de assinatura do Termo de Outorga devem ficar em branco (ou seja, sem preenchimento).
  • Termo de Confidencialidade - O documento deve ser preenchido e assinado digitalmente pelo bolsista e por duas testemunhas.
  • Comprovante de matrícula simples.
  • Cópias do RG e do CPF.
  • Comprovante bancário do Banrisul no nome e CPF do bolsista (não são aceitas conta poupança, jovem, mesada eletrônica, conta conjunta/compartilhada, conta de terceiros, conta salário e conta de pessoa jurídica). A conta deve iniciar com 35, 39 ou 08. 

 
IMPORTANTE: A bolsa NÃO será implementada pela Fapergs se o bolsista não estiver cadastrado no SigFapergs (http://sig.fapergs.rs.gov.br). 

Substituições

Para iniciarmos o processo de substituição de bolsista Fapergs destacamos que, os documentos relacionados abaixo, devem ser providenciados pelo pesquisador responsável e pelo bolsista e encaminhados para Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]), até o dia 5 do mês de substituição, conforme orientações:
 
As solicitações de substituição de bolsista Fapergs deverão ser encaminhadas para a Coordenadoria de Iniciação Científica da PUCRS ([email protected]), até o dia 5 de cada mês para implementação da bolsa pela Fapergs no próprio mês. Solicitações encaminhadas após essa data serão implementadas no mês seguinte.
 
De acordo com as exigências da Fapergs, as substituições só poderão ser realizadas a partir de outubro/2022.
 

Documentos necessários

  • Formulário de Substituição de Bolsista - O documento deve ser preenchido e assinado pelos envolvidos: pesquisador responsável, bolsista anterior e aluno indicado para receber a bolsa de iniciação científica.
  • Termo de Outorga - O documento deve estar devidamente preenchido, exceto a data, a qual será preenchida pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign. Portanto, o orientador e o bolsista devem estar com o cadastro atualizado no SigFapergs (http://sig.fapergs.rs.gov.br).
  • Termo de Confidencialidade  - O documento deve ser preenchido e assinado digitalmente pelo pesquisador responsável, pelo bolsista e por duas testemunhas.
  • Comprovante de matrícula simples.
  • Cópias do RG e do CPF.
  • Comprovante bancário do Banrisul no nome e CPF do bolsista (não são aceitas conta poupança, jovem, mesada eletrônica, conta conjunta/compartilhada, conta de terceiros, conta salário e conta de pessoa jurídica). A conta deve iniciar com 35, 39 ou 08.

 
Atenção:
 
Para possibilitar a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa – Fapergs o aluno deverá estar com o seu cadastro atualizado no SigFapergs (http://sig.fapergs.rs.gov.br e anexar a documentação exigida pelo sistema (cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante bancário – Banco Banrisul).
 
A concessão do auxílio estará diretamente vinculada à assinatura digital do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa pela Instituição participante, pelo Pesquisador, pelo Bolsista e pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign.
 
Importante: É vedado o início das atividades do bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.
 
Observação: Caso o Pesquisador opte por desistir da Bolsa é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

Pagamentos de Bolsas

A bolsa é paga mensalmente pela Fapergs até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência mediante depósito em conta corrente de titularidade do(a) bolsista, obrigatoriamente no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

  • É de inteira responsabilidade do(a) bolsista a abertura de conta corrente em qualquer agência do Banrisul S.A., bem como a informação correta dos respectivos dados bancários à Fapergs em tempo hábil para a efetivação dos depósitos mensais.
  • É vedado o pagamento de bolsas em caráter retroativo;
  • É vedada a divisão da bolsa, pois a mesma é pessoal e indivisível.
  • É vedada a transferência de valores entre bolsistas.
  • Os valores das bolsas são fixados pela Fapergs em tabela específica disponível em fapergs.rs.gov.br.
Relatório Semestral e Relatório Final

O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.

Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:

O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link http://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:

  • Identificar o projeto referente ao Edital em questão, e clicar na opção “Abrir/Visualizar”.
  • Clicar na aba “Arquivos”.
  • Clicar no botão “Selecionar Arquivo” e adicionar o arquivo referente ao Relatório.
  • Após a seleção do arquivo, clicar no botão “Upload” (salvamento automático).
  • Para sair do sistema deve-se clicar no botão “Sair”.

 

 

Relatório Semestral

 

Relatório Final