O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.
Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.
Fonte: www.cnpq.br/web/guest/geral
O CNPq tem a finalidade de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.
Duração da Bolsa: A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de setembro de 2022 tendo como prazo final 31 de agosto de 2023.
Fonte: www.cnpq.br/web/guest/geral
Início das atividades | 1º/9/2022 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2021/2 | 1 a 5/12/2022 |
Entrega do relatório semestral | 1º a 30/4/2023 |
Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica | 30/5 a 2/6/2023 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2022/1 | 1º a 5/7/2023 |
Término das atividades | 31/8/2023 |
Entrega do relatório final | 1º a 30/9/2023 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS | 2 a 6/10/2023 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação | 26/10/2023 |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
Objetivos: “O Pibic visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.”
Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibic
* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
Objetivos: “Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade”.
Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibiti
* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
IMPORTANTE: O bolsista CNPq tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa, no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica e no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do Pesquisador/Orientador confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do seu bolsista no Seminário.
Ao realizar a indicação de bolsista, o aluno selecionado receberá um e-mail do CNPq comunicando a sua indicação como bolsista na referida modalidade de iniciação científica/ tecnológica (Pibic / Pibiti). Neste e-mail além de conter o período de vigência da bolsa, o CNPq solicita que o aluno aceite a anuência ou decline sua indicação. Salientamos que o procedimento é realizado diretamente na página do CNPq através do link informado no e-mail.
A bolsa só começará a ser paga após o registro da anuência à sua indicação.
Poderá ser concedida bolsa de iniciação científica CNPq para o aluno que está realizando estágio não-obrigatório, desde que seja providenciada uma Declaração Conjunta do supervisor de estágio, do orientador da pesquisa e do bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do aluno às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Esse requisito se aplica também ao bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.
Obs: Após preenchimento e coleta das assinaturas do supervisor de Estágio e do Orientador da Pesquisa o documento deve ser entregue pelo bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360° | Sala 325) juntamente com o seu Contrato de Estágio.
O Professor responsável pela pesquisa deverá preencher o Formulário de Substituição de Bolsista e encaminhar, juntamente com o Termo de Confidencialidade, Declaração de Matrícula e Comprovante Bancário do aluno, por e-mail, para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) solicitando a substituição de bolsista PIBIC ou PIBITI até o dia 05 de cada mês.
IMPORTANTE:
O aluno indicado, obrigatoriamente, deve ter:
• Currículo Lattes cadastrado e enviado ao CNPq (é importante certificar-se que o currículo não ficou com pendência de envio de informações, pois isso impedirá a indicação). O currículo poderá ser cadastrado em: www.cnpq.br, devendo estar concluído antes do envio do Formulário de Substituição.
• Conta corrente no Banco do Brasil (não são permitidas contas poupanças, contas conjuntas ou contas do tipo salário).
Observação: Caso o Pesquisador opte por desistir da Bolsa é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.
A bolsa é paga mensalmente pelo CNPq até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta corrente de titularidade do bolsista, obrigatoriamente no Banco do Brasil.
O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.
Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:
O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link http://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:
Relatório Semestral
Relatório Final