Programa de Bolsas - CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Fonte: www.cnpq.br/web/guest/geral

Objetivos

O CNPq tem a finalidade de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

 

Duração da Bolsa: A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de setembro de 2022 tendo como prazo final 31 de agosto de 2023.

 

Fonte: www.cnpq.br/web/guest/geral

Cronograma

Cronograma Chamada 2022/2023

Início das atividades 1º/9/2022
Período de substituição de bolsistas formandos 2021/2 1 a 5/12/2022
Entrega do relatório semestral 1º a 30/4/2023
Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica 30/5 a 2/6/2023
Período de substituição de bolsistas formandos 2022/1 1º a 5/7/2023
Término das atividades 31/8/2023
Entrega do relatório final 1º a 30/9/2023
Salão de Iniciação Científica PUCRS 2 a 6/10/2023
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 26/10/2023
Chamada Pibic

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

 

Objetivos: “O Pibic visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.”

 

Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibic

 

Chamada 2022/2023

* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

 

Resultado FINAL 2022/2023

 

Comitê Institucional e Comitê Externo

 

Projetos Encerrados

 

Chamadas Encerradas

Chamada Pibiti

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

 

Objetivos: “Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade”.

 

Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibiti

 

Chamada 2022/2023

* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

 

Resultado FINAL 2022/2023

 

Comitê Institucional e Comitê Externo

 

Projetos Encerrados

 

Chamadas Encerradas

Requisitos para ser Bolsista
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação.
  • Ter Currículo Lattes devidamente cadastrado/atualizado e enviado no site do CNPq – www.cnpq.br.
  • Ser selecionado e indicado pelo Pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado por quota desta modalidade de bolsa.
  • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico.
  • Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.
  • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do Pesquisador com dedicação de 20 horas/semanais.
  • Não possuir vínculo empregatício.
  • Apresentar, ao término do período de duração da bolsa, os resultados alcançados através de relatório final e de exposição oral, no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica e no Salão de Iniciação Científica da Universidade.
  • Apresentar, no primeiro bimestre de vinculação à bolsa, atestado de capacitação no Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios, disponível na Plataforma Moodle. Este requisito aplica-se somente aos bolsistas vinculados a projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.
  • Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências de fomento, nacionais, estrangeiras ou internacionais, inclusive do próprio CNPq ou da própria Instituição de Ensino Superior – IES. Não se aplica no caso do PROUNI (Cf. Ofício CNPq/Copad nº 10/2008).
  • Assinar o Termo de Aceitação online através do site do CNPq.

IMPORTANTE: O bolsista CNPq tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa, no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica e no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do Pesquisador/Orientador confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do seu bolsista no Seminário.

Termo de Aceitação de Bolsa

Ao realizar a indicação de bolsista, o aluno selecionado receberá um e-mail do CNPq comunicando a sua indicação como bolsista na referida modalidade de iniciação científica/ tecnológica (Pibic / Pibiti). Neste e-mail além de conter o período de vigência da bolsa, o CNPq solicita que o aluno aceite a anuência ou decline sua indicação. Salientamos que o procedimento é realizado diretamente na página do CNPq através do link informado no e-mail.

A bolsa só começará a ser paga após o registro da anuência à sua indicação.

Orientação para Bolsistas que realizam Estágio

Poderá ser concedida bolsa de iniciação científica CNPq para o aluno que está realizando estágio não-obrigatório, desde que seja providenciada uma Declaração Conjunta do supervisor de estágio, do orientador da pesquisa e do bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do aluno às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Esse requisito se aplica também ao bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.

 

Relatório Final

Obs: Após preenchimento e coleta das assinaturas do supervisor de Estágio e do Orientador da Pesquisa o documento deve ser entregue pelo bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360° | Sala 325) juntamente com o seu Contrato de Estágio.

Orientação para Substituição de Bolsista

O Professor responsável pela pesquisa deverá preencher o Formulário de Substituição de Bolsista e encaminhar, juntamente com o Termo de Confidencialidade, Declaração de Matrícula e Comprovante Bancário do aluno, por e-mail, para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) solicitando a substituição de bolsista PIBIC ou PIBITI até o dia 05 de cada mês.

 

IMPORTANTE:
O aluno indicado, obrigatoriamente, deve ter:
• Currículo Lattes cadastrado e enviado ao CNPq (é importante certificar-se que o currículo não ficou com pendência de envio de informações, pois isso impedirá a indicação). O currículo poderá ser cadastrado em: www.cnpq.br, devendo estar concluído antes do envio do Formulário de Substituição.
• Conta corrente no Banco do Brasil (não são permitidas contas poupanças, contas conjuntas ou contas do tipo salário).

Observação: Caso o Pesquisador opte por desistir da Bolsa é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

Pagamentos de Bolsas

A bolsa é paga mensalmente pelo CNPq até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta corrente de titularidade do bolsista, obrigatoriamente no Banco do Brasil.

 

  • É de inteira responsabilidade do(a) bolsista a abertura de conta corrente em qualquer agência do Banco do Brasil, bem como a informação correta dos respectivos dados bancários ao CNPq em tempo hábil para a efetivação dos depósitos mensais.
  • É vedado o pagamento de bolsas em caráter retroativo.
  • É vedada a divisão da bolsa, pois a mesma é pessoal e indivisível.
  • É vedada a transferência de valores entre bolsistas.
  • O valor da bolsa é estabelecido conforme Tabela de Valores de Bolsas no País do CNPq.
Relatório Semestral e Relatório Final

O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.

Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:

O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link http://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:

  • Identificar o projeto referente ao Edital em questão, e clicar na opção “Abrir/Visualizar”.
  • Clicar na aba “Arquivos”.
  • Clicar no botão “Selecionar Arquivo” e adicionar o arquivo referente ao Relatório Semestral ou Relatório Final.
  • Após a seleção do arquivo, clicar no botão “Upload” (salvamento automático).
  • Para sair do sistema deve-se clicar no botão “Sair”.

 

Relatório Semestral

 

Relatório Final