Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua)

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) surgiu da necessidade do estabelecimento de parâmetros para uma utilização eticamente adequada de animais não humanos no âmbito da PUCRS. É um órgão multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e educativo, que tem como função incentivar a reflexão sobre o uso desses animais no ensino e na investigação científica.

As ações da Ceua-PUCRS são orientadas a partir dos princípios que constam em documentos reconhecidos internacionalmente sobre o tema e buscam a contribuição em dados nacionais no que se refere à manipulação de animais. No âmbito institucional, a Ceua age em concordância com o Marco Referencial elaborado pela Comissão de Ética para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Cedecit), o qual defende a pesquisa e o desenvolvimento científico dos projetos que estiverem de acordo com a promoção e proteção do ser humano em sua dignidade, da vida em geral e do ambiente.

A Ceua deve avaliar os protocolos de pesquisa e os planos de aula que preveem o manuseio de animais, acompanhando também os projetos aprovados. A ética no uso de animais será garantida pela avaliação da relevância científica do procedimento que justifique o uso dos animais, da preocupação com a minimização da dor e sofrimento animal através da utilização de métodos de analgesia, anestesia e eutanásia adequados, da realização de desenhos estatísticos prévios, do cuidado com as condições básicas de manutenção da vida animal e do incentivo à substituição do animal não humano por métodos alternativos sempre que possível.

Equipe

CoordenadorJoão Batista Blessmann Weber

 

Coordenadora AdjuntaMônica Ryff Moreira Vianna

 

MembrosCristiane Regina Guerino Furini

Daniel Rodrigo Marinowic

Denise Cantarelli Machado

Elke BrombergFernanda Bueno MorroneMaria Martha CamposPablo Machado

 

Médica Veterinária

Lis Santos Marques

 

Representante Externo/aKesiane Mayra da Costa

 

Procuradoria JurídicaFabiano Kingeski Clementel

Calendário de Reuniões da Ceua

Horário: 11h30min às 12h30min

Datas*:

  • Janeiro: 16
  • Fevereiro: –
  • Março: 05 e 19
  • Abril: 09 e 23
  • Maio: 14 e 28
  • Junho: 11 e 25
  • Julho: 09
  • Agosto: 06 e 20
  • Setembro: 10 e 24
  • Outubro: 08 e 29
  • Novembro: 12 e 26
  • Dezembro: 10

*sujeito a alterações sem aviso prévio.

Solicitação de emenda à Ceua

Emenda é toda proposta de modificação ao projeto original e deve ser apresentada de forma clara e sucinta, destacando, na carta de apresentação, os trechos que serão modificados. As modificações propostas pelo pesquisador responsável não podem descaracterizar o estudo originalmente proposto e aprovado pela CEUA.

Em geral, modificações substanciais no desenho do estudo, nas hipóteses, em toda a metodologia e nos objetivos primários não podem ser consideradas emendas, devendo o pesquisador responsável submeter novo projeto de pesquisa.

A solicitação de emenda deve ser encaminhada através de carta de apresentação, por e-mail à CEUA ([email protected]), com a descrição e a justificativa das alterações desejadas.

A emenda será analisada pelas instâncias de sua aprovação final e o parecer encaminhado por ofício ao pesquisador responsável.

Modelo de carta de apresentação


Contato

Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 1, sala 109
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Telefone: Fone/Fax: (51) 3353-6365
E-mail:

Horário de Atendimento
De segunda a sexta, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h


NotíciasAcesse outras notícias