04/03/2022 - 17h24

Tempo de Quaresma: não nos cansemos de fazer o bem

O convite do apóstolo Paulo para uma vida de perseverança e oração

Celebraremos nesse final de semana  o primeiro domingo da quaresma, o período de quarenta dias que antecede a Páscoa do Senhor, a festa da Ressurreição, que para os cristãos é a centralidade e o fundamento de toda a fé cristã​. Nesse tempo, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja orienta os cristãos a viverem com mais perseverança e intensidade as dimensões da oração, da caridade e da penitência.

Em sintonia com esse espírito, em sua mensagem para a Quaresma de 2022, o Papa Francisco recorda o apelo de São Paulo, que nos convida a não nos cansarmos de praticar o bem (Cf. Gl 6, 9). Ouvindo esse chamado, o tempo da quaresma, de modo muito especial na Universidade, torna-se um tempo propício para semearmos e praticarmos coisas boas, a exemplo de Deus, que, segundo o pontífice, é o primeiro agricultor a semear o bem para a humanidade.

É bem verdade que, frente a tantas realidades de egoísmo e violência que ferem a vida da humanidade e do planeta, há a tentação de refugiar-nos na indiferença. Diante disso, o chamado para fazer o bem, segundo o Papa, não pode ser visto como um peso, mas como uma graça que nos religa com o próprio criador. Sob essa perspectiva, semear o bem nos liberta do individualismo, inserindo-nos em um horizonte de gratuidade e comunhão.

A Quarema é também tempo de renovarmos nossa perseverança, com o vigor e força que vêm de Deus. Nesse sentido, não podemos nos cansar também de rezar. A oração, no meio das tempestades da história, como diz o Papa, nos revela que não estamos sozinhos, mas que no mistério pascal de Jesus encontramos a vitória sobre a morte e sobre as trevas tenebrosas que nos amedrontam. Junto a isso, o perdão que nos vem pelo sacramento da reconciliação nos ajuda a estamos mais próximos de Deus, que não se cansa de perdoar.

Neste tempo de conversão, portanto, não nos cansemos de buscar apoio na graça divina e semear o bem na comunhão com nossos irmãos e irmãs.

Confira a programação especial que a Pastoral da PUCRS preparou para ajudar você nessa caminhada quaresmal:

Missa de Abertura do Ano Acadêmico

11 de março, às 12h, na Igreja Universitária Cristo Mestre