Causas da Rede Solidariedade

“Quando uma educação é boa, as virtudes crescem por si na alma dos jovens”.  
São Marcelino Champagnat

Nesse sentido, oportunizamos atividades solidárias para auxiliar no processo da formação integral de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente temos duas atividades ligadas a esta causa:

 

Pré-vestibular Jovem Montagne

Alunos de unidades sociais maristas preparam-se para o vestibular, de forma gratuita, contando com a infraestrutura e ensino da PUCRS, através de professores e monitores voluntários, que doam seu tempo em prol da educação e da formação desses estudantes.

Aqui a Pastoral tem o papel não só de articular o funcionamento do curso, mas também de propor atividades extraclasse, em parceria com outras unidades e setores da Universidade.

 

Troca Solidária

Durante uma semana no semestre, a comunidade acadêmica pode adquirir livros, fazendo doação de alimentos.  Nessa parceria com a Edipucrs, além de oportunizar a aquisição de grandes clássicos, o objetivo também é ajudamos a fomentar a cultura da solidariedade, despertando a consciência e a importância da doação de alimentos, que são repassados para instituições sociais acompanhadas pela Pastoral. 

O projeto que está sendo desenvolvido nesta causa, está em uma particular relação: a relação entre a natureza e a sociedade que a habita. Isto impede-nos de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida. Estamos incluídos nela, somos parte dela e compenetramo-nos.

Dada a amplitude das mudanças, já não é possível encontrar uma resposta específica e independente para cada parte do problema. É fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais. Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental. As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza.

Nesta perspectiva, as ações para esta causa partirá da Agenda Universidades e Amazônia (2019-2029).

No campo da saúde, somos desafiados a olhar para as necessidades de nossa comunidade acadêmica e fomentar discussões e reflexões sobre assuntos que estão em voga. O conceito de Pastoral é, em última análise, cuidar. Nesse sentido, temos o dever e o compromisso de desenvolver iniciativas que contribuam para que nossos colaboradores, alunos e comunidade externa cuidem de sua saúde (e da dos outros também).

Diante disso, desenvolvemos dois projetos:

 

Diálogos

No primeiro semestre do ano, a temática é saúde mental. Um professor e pesquisador sobre o tema é convidado para dialogar sobre o assunto, trazer dados e dar dicas à comunidade.

No segundo semestre, o tema é Como Ser Feliz?  refletindo sobre a felicidade em diversos âmbitos, como na carreira, na espiritualidade, nas redes sociais e na alimentação.

Saiba mais

Doe Esperança

São as iniciativas que buscam conscientizar nossa comunidade para a importância da doação de sangue e doação de medula para além de campanhas pontuais, contribuindo para a construção de cultura e a decisão firme de ajudar o próximo. 

O projeto está em construção, por isso fique atento às novidades!

A proposta desta causa é articular ações que despertem na comunidade universitária o interesse em participar de atividades/projetos na perspectiva solidária. E assim contribuir para um caminho que leve para um despertar de uma consciência Solidária.

Oferecemos atualmente três projetos:

 

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho na PUCRS é realizada anualmente e deseja colocar em prática formas concretas de construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Nas últimas edições, colocou-se o desafio para a construção de um processo educativo, entre a comunidade universitária e as instituições que recebem as doações.

A média de peças arrecadas por ano é de 10.000 unidades.

Mutirão Solidário

A proposta do mutirão é fomentar a cultura da solidariedade por meio de uma ação de transformação concreta realizada em conjunto com a comunidade local.

A cada edição do projeto ele deve ocorrer em uma comunidade diferente, com a viabilidade de uma experiência de imersão e integração entre os alunos, diplomados e colaboradores da universidade com os integrantes da comunidade que está recebendo a atividade.

Ônibus do bem

O Ônibus do Bem é um projeto inspirado no Good Bus, criado nos EUA e inova ao propor às pessoas o voluntariado-surpresa. A ideia é derrubar qualquer tipo de preconceito que impeça alguém de realizar alguma atividade voluntária, e mostrar que primeiro precisamos ter a pré-disposição em contribuir e se colocar à disposição.
E para quem sempre tem a desculpa de não saber onde desenvolver as atividades, problema resolvido: basta embarcar no Ônibus do Bem e ele te leva ao melhor destino.

Na 1ª edição realizada em 2019, o destino o Ônibus do Bem levou os voluntários para o Centro de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, que atende mais de 100 crianças e adolescentes. A equipe fez a revitalização da área externa, organizando o jardim e uma horta de temperos. Também foi realizada a pintura externa do local.
Antes, a horta estava abandonada e as pessoas acabavam colocando lixo, materiais de descarte e sucata. Agora, após a revitalização que contou com capinagem, pintura e novas plantas, por exemplo, o espaço está sendo utilizado pelos jovens.

Com o objetivo de promover e zelar pelos Direitos Humanos, escolhemos uma temática para trabalhar neste ano: as imigrações. Conheça o projeto:

 

Mais humanidade nas migrações

Unindo nosso compromisso com a educação e nossa responsabilidade com os irmãos imigrantes, temos o projeto Mais Humanidade nas Migrações, que, em parceria com a Escola de Humanidades e a Paróquia Santa Clara (Lomba do Pinheiro), promove aulas de Português para haitianos, venezuelanos e cubanos.

 O objetivo é ensinar o “português na prática”, para auxiliá-los não só a pegar ônibus e a se comunicarem no dia-a-dia, por exemplo, mas também para acolhê-los, ajudar na inserção no mercado de trabalho e inseri-los em nossa sociedade.

Participe do Voluntariado PUCRS 

banner-voluntariado