Nossa metodologia - Parque Esportivo PUCRS

Nossa metodologia

Nossa equipe técnica da Escola de Futebol conta com uma metodologia focada em cinco áreas-chave: físico, técnico, tático, psicológico e valores.

Para todas as faixas etárias de 3 a 17 anos (nascidos entre 2006 e 2020), nossa equipe definiu um currículo anual que garante o desenvolvimento durante sua estada em nossa Escola de Futebol.

FÍSICO

As habilidades físicas em um esporte de oposição colaborativa são essenciais. O futebol envolve principalmente estes: velocidade, força, flexibilidade e resistência.

Dependendo da maturidade dos jogadores e de onde estão em seu processo de mudança física, essas habilidades são trabalhadas por meio de diferentes sistemas de treinamento. Com as crianças mais novas trabalhamos com um sistema analítico, ou seja, buscando uma melhoria específica fora de uma situação de jogo real e garantindo que gostem e gostem de exercícios de orientação física.
Quando os jogadores amadurecem e suas habilidades melhoram, o sistema analítico dá lugar a um sistema mais abrangente, onde a bola é adicionada e, posteriormente, os gols físicos são inseridos em situações reais de jogo.

O desenvolvimento físico também permite que os jogadores adquiram habilidades motoras específicas como coordenação, equilíbrio, desequilíbrios, habilidades proprioceptivas ou prevenção de lesões. O último ganha mais importância com o passar dos anos, à medida que o jogo se torna mais exigente e o risco de lesões aumenta.

Por último, mas não menos importante, nossos treinadores sempre enfatizam o “treino invisível”: o que os jogadores fazem em campo é importante, mas ainda mais importante é o que eles fazem antes e depois do treino: nutrição, hidratação, descanso ou lazer são muito centrais nos jogadores ‘ vida.

TÉCNICO

O papel da bola nas sessões é muito importante, pois uma boa técnica permite ao jogador tirar vantagem no desenvolvimento do jogo. Passe, controle, drible, chute, direção e controle de cabeça são as principais ações com a bola.

A técnica precisa ser trabalhada desde cedo. De um trabalho analítico e individual durante as fases iniciais, passamos gradualmente para exercícios mais complexos envolvendo mais jogadores.Cada treinador avalia cuidadosamente a condição técnica de seus jogadores e realiza exercícios que apresentam o nível apropriado de desafio.

TÁTICO

A posição em campo e a posição relativa ao adversário são fundamentais para entender e desenvolver o futebol de uma perspectiva tática. O jogador precisa de concentração e inteligência e reconhecer que o jogo difere ligeiramente para diferentes categorias de idade, onde o número de jogadores, o tamanho do campo e as regras variam.

O aspecto tático se divide em dois: tática defensiva, quando o jogador não está com a bola, e tática ofensiva, quando a equipe está com a bola.

As táticas defensivas visam impedir a progressão do adversário e tentar recuperar a bola o mais rápido possível para fazer a transição da defesa para o ataque. Essa tática é mais rígida e rígida onde os jogadores têm movimentos mais padronizados e automatizados.

A tática ofensiva visa atingir o objetivo, neste caso, o jogador tem muito mais liberdade, a criatividade e a tomada de decisões do jogador são incentivadas. Os movimentos são mais imprevisíveis e o treinador dá ao jogador “liberdade com orientações”.

PSICOLÓGICO

O aspecto psicológico é crucial. Uma mentalidade positiva e forte permite ao jogador enfrentar as diferentes situações de jogo, como derrota, fadiga, vitória ou lesões. Motivação, concentração, visualização, empatia ou positividade são algumas das capacidades psicológicas exigidas. Antecipando que em uma situação de jogo nem todos os resultados são positivos, o jogador deve aprender a lidar com eles antes de enfrentar uma situação competitiva. Deve-se dar muita consideração ao ambiente ao redor do jogador e como isso influencia seu comportamento. a família, escola, amigos ou nutrição devem ser compreendidos pelo treinador.Todos os recursos necessários para o futebol estão interligados e não podem ser trabalhados separadamente. Durante as sessões de treinamento, nossos treinadores criam situações e trabalham o comportamento dos jogadores. Por exemplo, o treinador atuando como árbitro conduz às respostas de certos jogadores que o treinador mais tarde reflete com o jogador. Uma situação de treinamento em que uma equipe é superada em número pelo adversário, o tempo é limitado e o placar está contra, cria pressão e ansiedade nos jogadores que levam a comportamentos específicos que podem precisar ser corrigidos.

VALORES

A Escola de Tecnificação da Fundación Real Madrid se concentrará nesses valores E.L.I.T.E (Excelência, Liderança, Integridade, Trabalho em Equipe e Espírito Empreendedor)Com o objetivo de proporcionar uma formação mais completa aos nossos jogadores, todos os meses os nossos treinadores irão focar-se num valor específico. Ao realizar exercícios durante a parte de aquecimento da sessão de treinamento, o treinador procurará situações em que esse valor seja provavelmente necessário. O grupo fará uma reflexão conjunta no final da sessão.