Parque Esportivo recebe visita de Ricardinho, ex-meia da Seleção Brasileira - Parque Esportivo PUCRS
05/07/2019 - 09h47

Parque Esportivo recebe visita de Ricardinho, ex-meia da Seleção Brasileira

O ex-jogador elogiou a estrutura da Universidade e conversou com professores do Orlando Soccer School

Visita do ex-jogador Ricardinho, Orlando City, Parque Esportivo, Seleção, Futebol

Ricardinho conversa com os pequenas atletas do Orlando City / Foto: Bruno Todeschini

Jogador que apresentava muita técnica pelos campos do mundo, além de se destacar nas entrevistas com os seus posicionamentos, o ex-meia da Seleção Brasileira, Ricardinho conheceu a estrutura do Orlando City Soccer School (OCSS), bem como o complexo do Parque Esportivo da PUCRS, na última quarta-feira, dia 3 de julho. Atualmente, Ricardinho é comentarista de futebol no SporTV. O ex-jogador participou do elenco que foi pentacampeão da Copa do Mundo, em 2002.

Esta foi a passagem de mais um renomado ex-jogador de futebol pela PUCRS. No dia 17 de julho, o Orlando City Soccer School recebeu a visita de outro ex-meia da Seleção Brasileira, Alex.

Elogios à estrutura

Nesse encontro, Ricardinho teve a oportunidade de ver de perto o Estádio Universitário, os vestiários, os campos de grama sintética, as áreas de treinamento e de reuniões, entre outros ambientes que OCSS utiliza durante a semana. O ex-meia bateu papo com os pequenos alunos que estavam realizando os seus treinos e concedeu autógrafos aos jovens talentos. O ex-jogador também foi apresentado à estrutura do Parque Esportivo, como academia, piscinas e locais onde são praticados outros esportes.

O ex-meia definiu como “de primeiro mundo” o que teve a oportunidade de assistir. “É sensacional, muitos clubes de futebol não têm essa estrutura. O Orlando City possui plenas condições de atingir objetivos interessantes com as crianças daqui”, destaca.

Momento de conversa com professores da Escola de Futebol / Foto: Bruno Todeschini

Conversa com professores

A sua passagem teve um momento para trocar experiências com os professores do OCSS, definindo como conversas muito produtivas. Como também foi ex-treinador, Ricardinho falou sobre esquemas táticos e, principalmente, abordou como orientar crianças e adolescentes. “Esses professores são jovens com boas ideias sobre a formação dos atletas”, frisa.

Educação em primeiro lugar

A importância da educação na vida de crianças e jovens é algo que o ex-meia estimula. Em Curitiba, há dois anos, Ricardinho fundou a iniciativa Maestro da Bola, que objetiva buscar condições igualitárias dentro do esporte para públicos com menos oportunidades seja devido a condição econômica, física (com alguma deficiência) ou de gênero. “A escola e as categorias de base dos clubes precisam ser educativas, agregar valores aos jovens. É importante realizar a moldagem da personalidade da criança, que, claro, precisa muito das orientações dos pais e os professores podem ajudar nesse processo de desenvolvimento”, complementa.

Segundo o ex-jogador, o estudo é essencial, pois os jovens não podem abrir mão dos estudos por causa dos treinos nas escolas de futebol. “Certamente vai influenciar na formação da criança. Quando esse conceito é bem feito, os frutos são muito positivos. Além disso, nem todos conseguem se profissionalizar, o futebol é um funil e poucos conseguem êxito”, alerta.

Mais sobre o Ricardinho

Como jogador, Ricardinho atuou no Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Bordeaux (França), Beşiktaş (Turquia), entre outros times. Também foi treinador nas equipes do Paraná, Ceará, Avaí, Santa Cruz, Portuguesa, Tupi e Londrina.

Confira a galeria de fotos: