Saiba como planejar sua carreira desde o começo da graduação

Gabriela Techio, consultora do PUCRS Carreiras, separou três sugestões práticas que vão lhe ajudar no processo

24/11/2020 - 11h23

Saiba como planejar sua carreira desde o começo da graduaçãoAo sair do ensino médio e entrar da Universidade estudantes tomam uma de suas primeiras grandes decisões de carreira: qual área seguir. É nesse processo que jovens pensam sobre seus interesses, onde se imaginam no futuro e… no Vestibular. Para ajudar a evitar que a ansiedade e a preocupação tomem conta, Gabriela Techio, consultora do PUCRS Carreiras, separou três dicas para você:

Mas antes, não se esqueça de realizar a sua inscrição para o Vestibular Complementar pelo site Estude na PUCRS.

1. Explore para além da sala de aula: conheça a Universidade e fique por dentro da programação acompanhando as redes sociais e participando de atividades extraclasse. Você pode se interessar pelas oficinas de elaboração de currículo e LinkedIn e preparação para entrevistas de emprego que o PUCRS Carreiras realiza mensalmente, por exemplo.
  2. Busque o autoconhecimento: durante os semestres avalie quais disciplinas, temas e áreas dentro da sua formação te chamaram mais atenção ou interesse. É importante escolher algo que lhe faça feliz e dê motivação.
  3. Invista em sua rede de contatos: aproveite os espaços das aulas para trocar ideias e opiniões com colegas e para tirar suas dúvidas sobre conteúdos, mas não esqueça que seus/as docentes também estão ali para lhe ajudar. A trajetória profissional não precisa e nem deve ser solitária e nada melhor do que aprender com quem já tem experiência, né?

Aproveite a consultoria de carreira

Um importante aliado na sua trajetória acadêmica é o PUCRS Carreiras. Além de fazer a integração entre estudantes e o mercado de trabalho, também promove oficinas, eventos e atividades.

Para quem gostaria de ter acompanhamento, as consultorias de carreira são uma ótima opção: é um serviço gratuito para alunos e alunas da PUCRS que auxilia no desenvolvimento da trajetória profissional, por meio de reflexão, planejamento e ação.