Rede Marista celebra 116 anos de presença no Sul do Brasil

Dia 2 de agosto marca a chegada dos Irmãos Maristas

Por: Redação Ascom

02/08/2016 - 10h48

Card - Rede Marista celebra 116 anos de presença no Sul do BrasilA Rede Marista vive um momento histórico: a preparação para o bicentenário da presença Marista no mundo e a celebração de mais de um século em solo gaúcho. Nesta terça-feira, 2 de agosto, completam-se 116 anos da chegada dos primeiros Irmãos Maristas ao Rio Grande do Sul, marcando o início da presença marista em todo o Sul do Brasil. Foi nessa data que três jovens Irmãos franceses, Weibert (August Marx), Jean-Dominici (Johann Fattler) e Marie-Berthaire (Pierre Redt), chegaram a Bom Princípio, depois de 45 dias de viagem desde a Europa. Vinham com a missão de qualificar a educação naquela região, com a instalação de uma Escola Católica – que começou a funcionar já nos primeiros dias após a chegada dos Irmãos.

Foi o início de uma atuação que rapidamente se espalhou pelo Estado, com a fundação de escolas que são, ainda hoje, referência na educação do Rio Grande do Sul. Neste mais de um século de atuação, a dedicação de Irmãos, Leigos e Colaboradores Maristas transformou o cenário educacional no Sul do Brasil. Atualmente, a Rede Marista está presente em 17 cidades do RS, seis cidades da Região Amazônica e em Brasília. Conta com mais de 50 mil estudantes, 60 mil atendidos e 10 mil colaboradores – Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas nos Colégios, Unidades Sociais, na Universidade (PUCRS), no Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do RS (Inscer/RS).