Ingresso e Processo Seletivo

Edital 2021/2 |Mestrado e Doutorado

Modelo Carta de Recomendação

INSCRIÇÕES


Lista de selecionados e suplentes 2021/01

MESTRADO
Selecionados Processo Seletivo

1- MARCIA LUIZA CRUZ AGUIRRE
2- LUIS FELIPE DE MARCHI GUERINI
3- FRANKLIN MARTINS NASCIMENTO
4- FREDERICO APOLLO BRITO
5- VICTORIA GUIMARÃES CLASEN
6- BRUNO KREMER GARCIA
7- ARTHUR SBROGLIO OCHI
8- ALEXANDRE CZARNOBAY
9- MAURICIO GASPAROTE
10- NATÁLIA DA SILVA FREITAS
11- THAIS CIDADE DE SOUZA
12- JOSIAS LEAL SIQUEIRA PRATES
13- EDUARDO ADAM LANZ
14- INES BORGES SANTOS
15- FELIPE VETTORATO PIRES
16- EDUARDO TONDO PIAN
17- LISIANE MARIA GOMES DOS SANTOS
18- LEONARDO TEIXEIRA SPINDLER

DOUTORADO

1-CÁSSIA HELOISA TERNUS
2- CAROLINE TODESCHINI
3- LORENZO LUIZ BIANCHI
4- MARIZA BETHANYA DALLA VECCHIA KORZENIEWICZ
5- ANDREY LUIS DOS SANTOS ROBINSON
6- EDNA PORTO DA SILVA
7- THÁLIA GASPAR DE ARAÚJO
8- JEFFERSON DOGLAS DA SILVA PEREIRA
9- CAMILA SCHOLZ BASSOTTO
10- DREYFUSS RAPHAEL STEGE
11- ROBINSON MATTOS NETO
12- CARLOS MARCHIONATTI
13- THIAGO JOSÉ ROSSI DA SILVA
14- ALÉCIO ROMERO GONÇALVES
15- JORGE LUIS TONETTO

SUPLENTES
1- MAURICIO WAMMS DA LUZ
2- IVAN DE JESUS VASCO
3- MOISES ALBINO NHANOMBE
4- LUCIANO STUEPP CAVALCANTI
5- JERÔNIMO DE MORAES MACHADO
6- GUILHERME MACHADO GUIMARÃES
7- MARCOS LEANDRO CERVEIRA

Lista de selecionados ANPEC

Mestrado ANPEC

GABRIELA DE ALMEIDA

MAURO ANTONIO DE FIGUEIREDO LEITE JÚNIOR

Temas de Pesquisa

Adalmir Antonio Marquetti obteve seu doutorado em Economia pela Universidade de New School for Social Research, em 1999. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: crescimento Econômico, orçamento participativo, progresso técnico, distribuição de renda e economia brasileira.

Projetos em andamento: (1) O Crescimento da Economia Brasileira entre 2005-2014; (2) Efeitos Fiscais da democracia Participativa.

Link:  https://sites.google.com/view/adalmirmarquetti

Adelar Fochezatto obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1999. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Crescimento Econômico, Economia Regional, Modelos Multissetoriais e Agronegócios.

Projetos em andamento: (1) Medindo as Eficiências Relativas das Escolas Públicas Estaduais no Rio Grande do Sul usando DEA. (2) Impactos Econômicos do Envelhecimento no Brasil: aplicações utilizando modelos multisetoriais.

Augusto Mussi Alvim obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2003. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: comércio Internacional, agricultura, meio ambiente, recursos hídricos, modelos econométricos e modelos de equilíbrio geral e parcial.

Projetos em andamento: (1) Eficiência e Integração no mercado agrícola: custos de transação comercial para o mercado internacional. (2) Políticas de Comércio Internacionais e Distorções no Mercado Agrícola.

Carlos Eduardo Lobo e Silva obteve seu doutorado em Planejamento Regional pela Universidade de Illinois em 2007. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: estratégia da firma, fragmentação produtiva e capital humano.

Projetos em andamento: (1) Um Análise Econômica sobre os Determinantes do Crescimento Regional. (2) Um Análise das Regras de Governo na Prevenção de Equilíbrio Indesejados nas Economias Regionais: uma abordagem teórica.

Ely José de Mattos obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: pobreza, desenvolvimento rural, economia do desenvolvimento, desenvolvimento e meio ambiente, e indicadores de desenvolvimento.

Projetos em andamento: (1) Pobreza Rural no Brasil: incidência, localização e multidimensionalidade. (2) Desenvolvimento e Impactos Ambientais.

Link: https://sites.google.com/site/elymattos/home

Gustavo Inácio de Moraes obteve seu doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ-USP em 2010. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Economia do Desenvolvimento, Macroeconomia, Economia da Defesa e Economia dos Recursos Naturais.

Projetos em andamento: Mudanças Climáticas e os Impactos Macroeconômicos na Economia Brasileira. Economia da Defesa e os seus Impactos Macroeconômicos no Brasil.

Izete Pengo Bagolin obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2005. Ela é professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Pobreza, Desigualdade, Abordagem das Capacitações e Desenvolvimento Humano.

Projetos em andamento: Crescimento Educacional: (1) Distribuição e Análise da Disseminação dos Efeitos Individuais e Espaciais. (2) Economia do Desenvolvimento e do Emprego: bem-estar e análise de oportunidades.

João Marcelo Medina Ketzer obteve seu doutorado em Mineralogia, Petrologia e Tectônica pela Uppsala Universitet, U.UPPSALA, Suécia. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Humanidades.

Temas de pesquisa: sequestro geológico de carbono, análise petrológicas e, avaliação de jazidas carboníferas.

Marco Tulio Aniceto Franca obteve seu doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2011. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: avaliação e monitoramento de políticas públicas; economia da educação: eficiência e eficácia de sistemas públicos de ensino; economia do crime; e economia da saúde.

Projetos em andamento: (1) Ações Afirmativas no Brasil: uma análise para a educação superior. (2) Financiamento da educação superior no Brasil: uma análise do FIES e do PROUNI. (3) As universidades e os efeitos sobre o crescimento econômico regional; (4) Cotas na política e o efeito nas eleições.

Osmar Tomaz de Souza obteve seu doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2006. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Economia Regional, Economia Rural, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Projetos em andamento: (1) Dinâmicas Socioeconômicas no urbano e nas aglomerações metropolitanas: um estudo comparativo das áreas metropolitanas no Brasil e na França. (2) Benefícios Ambientais e Socioeconômicos da Administração de Recursos Sólidos (ARS): uma estimação para os municípios brasileiros.

Silvio Hong Tiing Tai obteve seu doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) em 2009. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: comércio internacional, imigração e economia do trabalho.

Projetos em andamento: (1) Atitudes individuais em relação à migração: os determinantes econômicos são relevantes? (2) Diferenças regionais nos hiatos de renda pelo gênero. (3) A influência do câmbio nas exportações das firmas. (4) O impacto da afiliação sindical nos salários.

Link:  https://sites.google.com/site/silviohttai/

Ingresso como aluno especial

Ingresso como aluno especial 2021/1

É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGE), em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Estes alunos podem, quando do ingresso no PPGE, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso. O aluno especial poderá cursar somente disciplinas eletivas, conforme cronograma disponível através na página de Informações Acadêmicas.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]

Período de inscrição: 01 a 05/03/2021, através do e-mail  indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo:

Documentos necessários: curriculum vitae, cópia do diploma e do histórico de graduação, cópia do documento de identidade (RG) e CPF.

Informações financeiras: (51)3320-3588 ou [email protected]

Matrícula: 08 a 12/03/2021, somente por e-mail: [email protected].

Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.

Matrícula aluno regular

MATRÍCULAS

A matrícula somente é procedida após o cumprimento das exigências de seleção e admissão, e deverá ser renovada a cada semestre letivo até a entrega da dissertação/tese.

Matrículas 2020/1

Período: 2 a 6 de março de 2020
MATRÍCULAS ONLINE