Ingresso e Processo Seletivo

Edital 2021/1 |Mestrado e Doutorado

Modelo Carta de Recomendação

INSCRIÇÕES


Lista de selecionados e suplentes

MESTRADO
Selecionados Processo Seletivo

1- MARCIA LUIZA CRUZ AGUIRRE
2- LUIS FELIPE DE MARCHI GUERINI
3- FRANKLIN MARTINS NASCIMENTO
4- FREDERICO APOLLO BRITO
5- VICTORIA GUIMARÃES CLASEN
6- BRUNO KREMER GARCIA
7- ARTHUR SBROGLIO OCHI
8- ALEXANDRE CZARNOBAY
9- MAURICIO GASPAROTE
10- NATÁLIA DA SILVA FREITAS
11- THAIS CIDADE DE SOUZA
12- JOSIAS LEAL SIQUEIRA PRATES
13- EDUARDO ADAM LANZ
14- INES BORGES SANTOS
15- FELIPE VETTORATO PIRES
16- EDUARDO TONDO PIAN
17- LISIANE MARIA GOMES DOS SANTOS
18- LEONARDO TEIXEIRA SPINDLER

DOUTORADO

1-CÁSSIA HELOISA TERNUS
2- CAROLINE TODESCHINI
3- LORENZO LUIZ BIANCHI
4- MARIZA BETHANYA DALLA VECCHIA KORZENIEWICZ
5- ANDREY LUIS DOS SANTOS ROBINSON
6- EDNA PORTO DA SILVA
7- THÁLIA GASPAR DE ARAÚJO
8- JEFFERSON DOGLAS DA SILVA PEREIRA
9- CAMILA SCHOLZ BASSOTTO
10- DREYFUSS RAPHAEL STEGE
11- ROBINSON MATTOS NETO
12- CARLOS MARCHIONATTI
13- THIAGO JOSÉ ROSSI DA SILVA
14- ALÉCIO ROMERO GONÇALVES
15- JORGE LUIS TONETTO

SUPLENTES
1- MAURICIO WAMMS DA LUZ
2- IVAN DE JESUS VASCO
3- MOISES ALBINO NHANOMBE
4- LUCIANO STUEPP CAVALCANTI
5- JERÔNIMO DE MORAES MACHADO
6- GUILHERME MACHADO GUIMARÃES
7- MARCOS LEANDRO CERVEIRA

Temas de Pesquisa

Adalmir Antonio Marquetti obteve seu doutorado em Economia pela Universidade de New School for Social Research, em 1999. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: crescimento Econômico, orçamento participativo, progresso técnico, distribuição de renda e economia brasileira.

Projetos em andamento: (1) O Crescimento da Economia Brasileira entre 2005-2014; (2) Efeitos Fiscais da democracia Participativa.

Link:  https://sites.google.com/view/adalmirmarquetti

Adelar Fochezatto obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1999. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Crescimento Econômico, Economia Regional, Modelos Multissetoriais e Agronegócios.

Projetos em andamento: (1) Medindo as Eficiências Relativas das Escolas Públicas Estaduais no Rio Grande do Sul usando DEA. (2) Impactos Econômicos do Envelhecimento no Brasil: aplicações utilizando modelos multisetoriais.

Augusto Mussi Alvim obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2003. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: comércio Internacional, agricultura, meio ambiente, recursos hídricos, modelos econométricos e modelos de equilíbrio geral e parcial.

Projetos em andamento: (1) Eficiência e Integração no mercado agrícola: custos de transação comercial para o mercado internacional. (2) Políticas de Comércio Internacionais e Distorções no Mercado Agrícola.

Carlos Eduardo Lobo e Silva obteve seu doutorado em Planejamento Regional pela Universidade de Illinois em 2007. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: estratégia da firma, fragmentação produtiva e capital humano.

Projetos em andamento: (1) Um Análise Econômica sobre os Determinantes do Crescimento Regional. (2) Um Análise das Regras de Governo na Prevenção de Equilíbrio Indesejados nas Economias Regionais: uma abordagem teórica.

Ely José de Mattos obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: pobreza, desenvolvimento rural, economia do desenvolvimento, desenvolvimento e meio ambiente, e indicadores de desenvolvimento.

Projetos em andamento: (1) Pobreza Rural no Brasil: incidência, localização e multidimensionalidade. (2) Desenvolvimento e Impactos Ambientais.

Link: https://sites.google.com/site/elymattos/home

Gustavo Inácio de Moraes obteve seu doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ-USP em 2010. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Economia do Desenvolvimento, Macroeconomia, Economia da Defesa e Economia dos Recursos Naturais.

Projetos em andamento: Mudanças Climáticas e os Impactos Macroeconômicos na Economia Brasileira. Economia da Defesa e os seus Impactos Macroeconômicos no Brasil.

Izete Pengo Bagolin obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2005. Ela é professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Pobreza, Desigualdade, Abordagem das Capacitações e Desenvolvimento Humano.

Projetos em andamento: Crescimento Educacional: (1) Distribuição e Análise da Disseminação dos Efeitos Individuais e Espaciais. (2) Economia do Desenvolvimento e do Emprego: bem-estar e análise de oportunidades.

João Marcelo Medina Ketzer obteve seu doutorado em Mineralogia, Petrologia e Tectônica pela Uppsala Universitet, U.UPPSALA, Suécia. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Humanidades.

Temas de pesquisa: sequestro geológico de carbono, análise petrológicas e, avaliação de jazidas carboníferas.

Marco Tulio Aniceto Franca obteve seu doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2011. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: avaliação e monitoramento de políticas públicas; economia da educação: eficiência e eficácia de sistemas públicos de ensino; economia do crime; e economia da saúde.

Projetos em andamento: (1) Ações Afirmativas no Brasil: uma análise para a educação superior. (2) Financiamento da educação superior no Brasil: uma análise do FIES e do PROUNI. (3) As universidades e os efeitos sobre o crescimento econômico regional; (4) Cotas na política e o efeito nas eleições.

Osmar Tomaz de Souza obteve seu doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2006. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: Economia Regional, Economia Rural, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Projetos em andamento: (1) Dinâmicas Socioeconômicas no urbano e nas aglomerações metropolitanas: um estudo comparativo das áreas metropolitanas no Brasil e na França. (2) Benefícios Ambientais e Socioeconômicos da Administração de Recursos Sólidos (ARS): uma estimação para os municípios brasileiros.

Silvio Hong Tiing Tai obteve seu doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) em 2009. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.

Temas de pesquisa: comércio internacional, imigração e economia do trabalho.

Projetos em andamento: (1) Atitudes individuais em relação à migração: os determinantes econômicos são relevantes? (2) Diferenças regionais nos hiatos de renda pelo gênero. (3) A influência do câmbio nas exportações das firmas. (4) O impacto da afiliação sindical nos salários.

Link:  https://sites.google.com/site/silviohttai/

Ingresso como aluno especial

Ingresso como aluno especial 2020/2

É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGE), em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Estes alunos podem, quando do ingresso no PPGE, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso. O aluno especial poderá cursar somente disciplinas eletivas, conforme cronograma disponível através na página de Informações Acadêmicas.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]

Período de inscrição: 03 a 07/08/2020, através do e-mail  indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo:

Documentos necessários: curriculum vitae, cópia do diploma e do histórico de graduação, cópia do documento de identidade (RG) e CPF.

Informações financeiras: (51)3320-3588 ou [email protected]

Matrícula: 10 a 14/08/2020, somente por e-mail: [email protected].

Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.

Matrícula aluno regular

MATRÍCULAS

A matrícula somente é procedida após o cumprimento das exigências de seleção e admissão, e deverá ser renovada a cada semestre letivo até a entrega da dissertação/tese.

Matrículas 2020/1

Período: 2 a 6 de março de 2020
MATRÍCULAS ONLINE