10º Congresso Latino-Americano sobre o Abandono da Educação Superior (Clabes)

Evento gratuito será realizado totalmente online e emitirá certificado de participação

16/11/2020 - 10h43
A Educação do futuro é agora, multidisciplinar e experimental - Pandemia acelerou tendências no ensino que envolvem novas tecnologias e abordagens complexas de situações cotidianas

Foto: Unsplash

Neste ano o Congresso Latino-Americano sobre o Abandono da Educação Superior (Clabes) será realizado de forma totalmente online e debaterá A permanência no sistema educacional em época de Covid-19. Os encontros acontecem de 18 a 20 de novembro, a partir das 11h, com emissão de certificado de participação. Inscreva-se gratuitamente neste link.

*A participação nas Oficinas do dia 19 (11h às 13h) é limitada. Por isso, será necessária a confirmação expressa da organização para acessar as salas.

• 18 de novembro

Moderadora: Magda Campillo.

HORÁRIO ATIVIDADE
11h às 11h30 Abertura do Evento: Encontro com CLABES

Primeiro encontro online da Comunidade RedGUIA

11h30 às 13h Como a questão do abandono / permanência está sendo estudada na contemporaneidade

1. Pricila Khols dos Santos – U. Brasília:

Permanência na Educação Superior: desafios e perspectivas

1. Martín Saíno – U. Córdoba / Argentina; Rafael Rey – UdelaR/Uruguai e Johana Vasquez – Antioquia/Colombia

Proposta de pesquisa RedGUIA em âmbito internacional

• 19 de novembro

As Oficinas 1 e 2 ocorrem simultaneamente, com acesso limitado por ordem de inscrição. A Oficina 3 é de acesso livre. Todos poderão participar.

HORÁRIO ATIVIDADE
11h às 13h Oficina 1 – Mendeley:  Uma ferramenta para a organizar da literatura relacionada ao abandono escolar.

Magda Campillo Labrandero – Universidad Nacional Autónoma de México

Leydy Aleen Erazo Nanez – Universidad Nacional Autónoma de México

11h às 13h Oficina 2 – Metodologías colaborativas de ensino: inquietações contemporâneas

Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil

Carla Spagnolo – Colegio Marista Rosario/Brasil

15h às 17h Oficina 3 – A Rede Guía AQUI ESTÁ E AQUI FICA

Luz Stella Escudero V. – U. Antioquia/Colombia

Johanna Vásquez – Universidad Nacional de Colombia/Colombia

Miguel Aurelio Alonso – U. Complutense de Madrid

• 20 de novembro de 2020

Boas práticas para diminuir o abandono. Moderadora: Bettina Steren dos Santos

HORA ATIVIDADE
11h às 11h30 Sistematização de experiências na Educação Superior em tempo de COVID, três categorias: saúde mental, aprendizagem e inclusão.

Patricia Estrada Mejia – Universidad Nacional de Colombia/Colombia

Diana Valencia – Universidad Nacional de Colombia/Colombia

Alexandra Toro – Universidad de Caldas/Colombia

11h30 às 12h30 Conferência de encerramento:

Boas práticas de educação para a permanência em tempos de pandemia.

Palestrante: Dr. Francesc Pedró, director de IESALC-UNESCO.

12h30 às 12h45 Resumo da Reunião e Encerramento

Sobre o Clabes

O congresso faz parte do projeto europeu Gestión Integral del Abandono en la Educación Superio (Guia), financiado pelo programa Alfa. Neste projeto, 18 universidades de países latino-americanos e europeus trabalham no estudo das características, causas e possíveis estratégias da diminuição do abandono estudantil.

Informações do evento

18/11/2020 até 20/11/2020