Disciplina de gestão familiar reúne alunos de diferentes áreas

Graduado em Administração, Christian Neugebauer buscou validação de práticas e novos conhecimentos na PUCRS

15/04/2019 - 09h38
Christian Neugebauer é tataraneto de um dos criadores da primeira fábrica de chocolates do Brasil | Foto: Bruno Todeschini

Tataraneto de um dos criadores da primeira fábrica Neugebauer do Brasil, Christian Neugebauer Neugebauer costumava acompanhar o pai no trabalho e, aos 14 anos, começou a atuar na empresa. A paixão pelo mundo do chocolate e pela gestão familiar o acompanha desde então. Ingressou no curso de Administração da PUCRS em 2008 e levava na bagagem a experiência vivida em diversas áreas da Harald, empresa da família – a marca Neugebauer já havia sido vendida. “A PUCRS representou uma quebra de paradigmas. Aprendi o porquê das coisas. Muitas vezes ficava orgulhoso por já pensar do modo que o curso ensinava. Outras vezes via que fazia coisas da forma errada e que era preciso repensar”, conta.

Ao falar em gestão familiar, Neugebauer ressalta a importância de saber quando vestir “cada chapéu”: de familiar, de subordinado, de sócio. “Dialogar nesses diferentes papéis é um divisor de águas, e a PUCRS foi muito parte disso. Gestão familiar é um conhecimento contínuo e envolve coração”, afirma. A Universidade oferece uma disciplina voltada à gestão de empresas familiares, que reúne alunos das mais diferentes áreas e cursos e que pode ser cursada como eletiva no segundo semestre de 2019.

Leia mais na reportagem História de pai para filho da edição 189 da Revista PUCRS.