Cursos da Escola de Negócios têm novas linhas de formação

Graduações de Administração, Contabilidade e Economia têm alterações no currículo

Por: Redação Ascom

27/10/2016 - 11h19

Fachada do prédio 50 (editada)A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) passa por uma reformulação já no final deste ano. Baseada em estudos feitos em outras instituições de Ensino Superior no Brasil e no Exterior, a Face começa a ser conhecida como a Escola de Negócios da PUCRS. A mudança não é só no nome, pois os bacharelados já existentes – Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis – tiveram alterações com a criação de novas linhas de formação a fim de atender às necessidades do mercado. Além disso, os alunos que ingressam nos cursos iniciam a Graduação com um conteúdo base da Escola de Negócios para todas as Graduações da área, para depois partirem para a formação específica.

Na área de Ciências Econômicas, os vestibulandos optam por duas linhas de formação: Economia e Finanças. Os profissionais terão conhecimento para traduzir os impactos do ambiente macroeconômico e os efeitos das políticas econômicas sobre os preços dos ativos financeiros. Na ênfase em Finanças, pioneira no País e com aulas no turno da manhã, o egresso estará preparado para as atividades corporativas e gestão de ativos e investimentos de recursos financeiros. Já em Economia, no turno da noite, o aluno adquire conhecimentos para a interpretação de cenários e auxílio na criação de políticas de desenvolvimento, sociais, de crescimento econômico, de expansão comercial e internacional. “Temos a convicção de que estamos oferecendo um curso diferenciado. Os currículos são voltados ao mercado de trabalho, pois além de uma formação teórica robusta, têm um envolvimento com atividades práticas dentro da Universidade e um Programa de Pós-Graduação próximo à Graduação para Iniciação Científica”, explica o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Milton Stella.

A área de Ciências Contábeis passa a ter a linha de formação em Controladoria e Tributos. São abordados conhecimentos sobre legislação comercial, direito e planejamento tributário, além de auditoria e perícia. A mudança visa proporcionar competências também na área da gestão para melhorar a sustentabilidade das operações das organizações. “A profissão de contabilidade não é só para fazer os registros das operações da empresa. O contador é o profissional habilitado para estar junto do empresário para administrar melhor a empresa e aprimorar a gestão”, afirma o coordenador do curso Silvio Taborda. As aulas dessa Graduação ocorrem à noite.

A Administração passa a contar, a partir do Vestibular de Verão 2017, com seis linhas de formação. A ênfase em Administração de Empresas é a formação voltada para a gestão de empresas pequenas, médias e grandes, enquanto Marketing tem uma visão comercial e digital, ligada às novas tecnologias. A linha de Negócios Internacionais objetiva a operação de comércio exterior e relações internacionais que envolve as negociações para atuação em empresas nacionais ou internacionais. Liderança e Gestão de Pessoas é a ênfase para o trabalho da administração de recursos humanos e desenvolvimento de líderes, enquanto Operações e Serviços é uma linha de formação pioneira dedicada ao trabalho no setor de serviços e operações, de grande importância e crescimento na economia atual na maioria dos países. Da mesma forma, Inovação e Empreendedorismo é inédita e terá conteúdos que acompanharão atividades práticas, com aproveitamento do ecossistema de inovação da Universidade ligado a áreas como o Tecnopuc, a Incubadora Raiar, os espaços de coworking e o Idear.No entanto, ao se inscrever para o Vestibular, o candidato opta por Administração ou Administração – Inovação e Empreendedorismo (única realizada nos turnos manhã e tarde). Os alunos que escolherem Administração com aulas noturnas deverão escolher qual linha de formação desejam seguir até o final do primeiro ano na Escola. Segundo o coordenador da Administração, Adroaldo Lazzarotto, todos os cursos terão uma relação forte com o mercado, professores atuantes no meio empresarial e com as metodologias ativas. As linhas de formação têm sólida composição em empreendedorismo, com uma visão inovadora e a inserção no mundo globalizado. “O contato com os profissionais não vai ocorrer apenas quando o aluno vai para o mercado de trabalho, mas haverá uma convivência em sala de aula, palestras, visitas técnicas e em projetos que chamamos de Ambientes Avançados de Aprendizagem”, explica Lazzarotto.