Abertura do Pré-Grad ocorreu nesta sexta-feira

Alunos de 13 colégios participaram da cerimônia

17/03/2017 - 18h07
Abertura Pré-Grad 2017/1

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O Pré-Graduação (Pré-Grad), programa que traz alunos do Ensino Médio para a Universidade durante um semestre, teve início nesta sexta-feira, 17 de março. A cerimônia de abertura contou com a participação do Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Sérgio Luiz Lessa de Gusmão, da Diretora Acadêmico-Administrativa da Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad), Ana Benso, da coordenadora do setor de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Fernanda Morrone, da coordenadora do Pré-Grad, Luciana Mello de Oliveira, de Raquel Dias (Proacad) e do Irmão Manuir Mentges.

Durante o evento, dois alunos que participaram do programa no semestre passado ressaltaram a importância do Pré-Grad em suas vidas. Em seguida, os participantes da edição do primeiro semestre de 2017 tiraram uma foto oficial em grupo e foram convidados a realizar um passeio guiado pelo Campus, onde puderam conhecer melhor a Universidade.

Participam do Pré-Grad alunos dos colégios Marista Assunção, Champagnat, Graças, Ipanema, Irmão Jaime Biazus, Rosário e São Pedro, além dos colégios Farroupilha, Maria Imaculada, Monteiro Lobato, Nossa Senhora da Glória, Pastor Dohms e Santa Inês.

Pré-Grad

A iniciativa existe desde 2011. Na época era voltada unicamente para o curso de Biociências e atendia apenas seis alunos. Em 2016 passou a contar com a presença de 80 estudantes de diversos colégios de Porto Alegre, além de abranger a maior parte dos cursos de graduação da Universidade.

Para a coordenadora Luciana, os alunos envolvidos no programa, que cursam da 9ª série do Ensino Fundamental ao 1° ano do Ensino Médio, estão em um momento de descobertas pessoais e profissionais, e essa experiência dentro da Universidade pode auxiliá-los a descobrir suas aptidões. “Além disso, é fundamental para descobrir pessoas que podem mudar a sociedade e fazer coisas incríveis no futuro”, afirma.

O cronograma busca dar uma amostra de cada área aos estudantes. Entre as atividades planejadas, destacam-se oficinas no Centro de Atenção Psicossocial e na Biblioteca Central Irmão José Otão, aulas relacionadas a esporte e saúde na Faculdade de Educação Física, a criação de um spot de rádio na Faculdade de Comunicação Social, experimentos na Faculdade de Farmácia e atividades com o Escritório de Carreiras, com o objetivo de dar início ao planejamento de suas profissões.

De acordo com Luciana, todas essas oportunidades são permeadas por um desafio dado aos estudantes: desenvolver um projeto de empreendedorismo que busque responder o que eles podem fazer para mudar a vida de alguém. “Pode ser através do empreendedorismo social, de algum cuidado com a saúde, com o meio-ambiente… Cada um se identificará mais com uma temática e desenvolverá um produto”, explica. Para auxiliar no projeto, os estudantes terão encontros pontuais com professores do Idear e do Crialab, que desenvolverão oficinas de empreendedorismo e de design thinking.

Os alunos são escolhidos de acordo com seu desempenho acadêmico, apesar dos critérios variarem de acordo com a instituição. As atividades vão até julho de 2017, encerrando-se com uma formatura.

IC Júnior

Os participantes do Pré-Grad que se interessarem por uma área específica ao longo do programa podem participar do processo de seleção para fazer parte do programa de IC Júnior, que concede ao aluno uma bolsa de iniciação científica. Ele pode se vincular a um laboratório, fazer pesquisas, trabalhar em um projeto próprio e, no final do semestre (que terá início em julho, após o término do Pré-Grad), apresentar os dados a uma banca.