Moriguchi é personalidade do ano na área da saúde

Médico é o fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS

16/05/2017 - 09h00
Yukio Moriguchi

Foto: Bruno Todeschini/Ascom/PUCRS

O médico Yukio Moriguchi, fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) e ex-professor da Universidade, foi o escolhido para receber o Prêmio Hospitalar 2017 – Personalidade do Ano na Área da Saúde. Conferido pela Hospitalar Feira e Fórum e entidades representativas do setor de saúde, o reconhecimento será entregue durante jantar no dia 17 de maio, em São Paulo (SP). A distinção é dada a um profissional por ano que tenha prestado significativa contribuição ao avanço da Medicina, do atendimento médico-hospitalar e da qualidade de vida da população por meio de suas ações, serviços ou pesquisa científica. Entre os que já foram agraciados com o prêmio estão Zilda Arns, Adib Jatene, Ivo Pitanguy e Drauzio Varella.

O japonês Moriguchi fundou o IGG em 1973 e o dirigiu até 2005. Foi professor titular de Geriatria da PUCRS até 2015, quando se aposentou, aos 89 anos. Sua trajetória destaca-se tanto no ensino quanto na pesquisa. Introduziu a primeira disciplina de Geriatria na América Latina numa faculdade de Medicina, a da PUCRS, e, em 1988, foi nomeado o principal pesquisador na área de prevenção primária da Organização Mundial da Saúde.