Vamos planejar 2021?

Organize sua grade de horários com antecedência até o dia 10 de janeiro

01/12/2020 - 16h50

Planejar a grade de horários com antecedência garante um início de semestre mais tranquilo e organizado

Planejar o próximo ano, a carreira ou até mesmo a grade de horários para o primeiro semestre de 2021 não precisa ser um bicho de sete cabeças que vai te tomar muito tempo. Com algumas horinhas e a intenção de um ano melhor, fazer isso com antecedência pode se tornar prazeroso e garantir mais organização e segurança para os desafios que virão. Que tal começar pela grade de horários da graduação?

A partir desta terça-feira,  de dezembro, o Portal de Rematrículas está aberto para montar a grade com tempo, revisar cada disciplina e planejar todas as possibilidades da sua trajetória acadêmica abertaSeja optar por Certificações de Estudos ou até mesmo iniciar uma disciplina do mestrado enquanto cursa a graduaçãoComece agora clicando neste link. Até o dia 10 de janeiro o sistema estará liberado para planejamento e, após essa data, será preciso efetivar a rematrícula conforme o dia e horário marcado na escala. Veja no Guia de Rematrícula todas as instruções. 

Leia também: Certificações de Estudos complementam o currículo

Um planejamento eficaz é flexível e objetivo

Falta pouco para o final do ano e muitos planos de 2020 precisaram ser cancelados, adaptados e até mesmo transferidos. Apesar de tudo, o ano foi de reinvenção e mudança e certamente você precisou testar sua flexibilidade. Mas, afinal, quais são as dicas para seguir em frente?  

Wagner Machado, professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS e coordenador do Grupo Avaliação em bem-estar e saúde mental, ressalta que se não foi possível seguir o cronograma estabelecido, o melhor a fazer é evitar uma postura julgadora ou muito crítica consigo mesmo e tentar entender quais os motivos que fizeram você não seguir o que havia planejado para buscar alternativas. “Mantenha pontos de vista positivos em relação às situações desafiadoras e almeje planejar um futuro melhor”, ressalta. 

Juliana Niederauer Weidemestranda em Psicologia Clínica, destaca que além de planejar um cronograma e estabelecer horários de estudos e trabalho, é importante não esquecer do lazer, descanso e interação familiar. “Planeje suas atividades de modo a atingir seus objetivos. Por exemplo, para resolver alguma tarefa, pergunte-se: quanto tempo preciso dedicar? Qual o prazo? Quais horários vou disponibilizar para esta atividade. Crie estratégias claras e flexíveis para solucionar suas tarefas”, sugere. 

Leia também: G-PG: dê o primeiro passo para sua pós durante a graduação

Precisa de ajuda? Não deixe de solicitar

Contar com uma professora ou professor e também com coordenadores de curso para compreender quais são os movimentos e tendências do mercado, as perspectivas para a profissão escolhida e até para compartilhar as angústias do momento, pode ajudar a planejar o futuro. A psicóloga Ana Cecília Santiago Petersen, consultora do PUCRS Carreiras, destaca que o grande diferencial da PUCRS são as pessoas. “Conversar com quem pode fornecer conhecimento técnico e bagagem de mercado é sempre importante no momento de se questionar sobre quais habilidades podem ser desenvolvidas e quais é possível potencializar”, completa.

Comece a planejar 2021

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas