Além de ser uma das etapas do processo seletivo de alguns PPGs, proposta também é oportunidade para demonstrar conhecimento na área escolhida
Justificativa, objetivos e problema de pesquisa são alguns dos itens necessários no projeto / Foto: Andrea Piacquadio/Pexels
Se você decidiu cursar mestrado ou doutorado, talvez tenha se deparado com um item no edital chamado “projeto de pesquisa”. Esse é um dos requisitos dos processos seletivos de alguns Programas de Pós-Graduação da PUCRS, que estão com inscrições abertas até o dia 30 de outubro. Ele consiste em apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida durante curso.
Nesse projeto, a ideia é que o candidato demonstre seu conhecimento na área. Também é preciso apresentar, ainda que de maneira inicial, o problema que se pretende resolver, bem como caminhos a serem investigados para encontrar soluções. Geralmente, os tópicos necessários em um projeto de pesquisa são os seguintes:
Mais detalhes sobre o formato estão disponíveis no edital de cada PPG.
Saiba mais: Mestrado e doutorado: desvende o edital e entenda o processo seletivo
Quem tiver interesse em contar com apoio para o desenvolvimento do projeto de pesquisa pode entrar em contato com possíveis orientadores para conhecer melhor suas áreas de pesquisa e conversar sobre as possibilidades de projeto a serem desenvolvidos durante a pós-graduação. Além de experiência, os professores se dedicam a estudos nos quais podem contar com a contribuição de estudantes. Assim, o candidato pode tentar conciliar seus interesses com as áreas de atuação de um pesquisador do PPG que deseja ingressar.
Todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa estão no edital do curso de mestrado ou doutorado, nas etapas do processo seletivo. Dúvidas podem ser esclarecidas com a secretaria do PPG ou, se forem questões relacionadas ao conteúdo do projeto, com o professor com o qual o candidato optou por estabelecer contato.
Leia também: Como escolher quem vai te orientar no mestrado ou doutorado?