Liga de Pediatria da PUCRS promove ações solidárias para diversos públicos

No perfil do Instagram da Liga, as campanhas são lançadas e atraem muitas doações

03/08/2021 - 13h32

Campanha de Volta às Aulas

O ano ainda está na metade e a Liga de Pediatria da PUCRS já desenvolveu diversas ações de solidariedade para a comunidade. No início do ano, a Liga fez a arrecadação de materiais de volta às aulas para serem entregues na Creche Tia Jussara e Kinder. De acordo com as diretoras do solidário da Liga, Aline Petracco Petzold, Carina Marangoni e Marina Chaves Amantéa, ao mesmo tempo que arrecadavam os materiais escolares, também recolhiam ovos de Páscoa, doces e balas para serem entregues às crianças da Vila São Judas. “Montamos 70 pacotinhos com uma variedade de doces e balinhas, que foram entregues no dia 29 de março, junto com um cartão desejando Feliz Páscoa”, conta.

Em abril, a Liga também fez entrega de roupas, alimentos e produtos de higiene para o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Além disso, houve a campanha de doação de livros para o Banco de Livros. “Foram dois dias de entrega, com mais de 3 carros cheios de livros”, diz Aline. Em abril e maio, em parceria com o Trote Solidário, organizado pelo Núcleo Acadêmico do SIMERS, houve arrecadação de tampinhas plásticas, que foram entregues ao Instituto do Câncer Infantil. “No mês de maio, organizamos duas campanhas. A primeira era em homenagem ao dia das mães e foi feita em parceria com a Liga de Ginecologia e Obstetrícia da PUCRS; foram arrecadados produtos tanto para as mães quanto para os bebês atendidos no HMIPV”, relata.

A segunda campanha foi em função do “Maio Laranja”, o mês de enfrentamento e prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes – foram arrecadados livros, brinquedos e produtos de higiene para as crianças atendidas na SOS-Casas de Acolhida, e as entregas foram feitas em dois dias pela grande quantidade arrecadada. A última campanha realizada, em função do início do inverno, foi uma Campanha do Agasalho e de arrecadação de alimentos para as famílias moradoras da Vila Fátima.

Previsão é de mais campanhas em 2021

Para Carina, esse ano tem sido especial para o Solidário da LIPED, porque foi possível perceber que o projeto de consolidou muito bem. “Conseguimos um bom número de doações em todas as nossas campanhas, que aumenta cada vez mais, e, além disso, estamos cada vez mais recebendo convites para parcerias e divulgação, o que é muito bom, porque dessa forma conseguimos diversificar os locais de doações e ajudar mais pessoas. Também, além da divulgação das campanhas e das doações, esse ano conseguimos publicar alguns trabalhos que contam a história do Doutores da Solidariedade em congressos nacionais, o que aumenta a visibilidade do projeto e também pode incentivar outras ligas acadêmicas a desenvolverem projetos de voluntariado, algo tão importante para a formação médica e ao mesmo tempo para a sociedade”, afirma.

Campanha Maio Laranja

Segundo Marina, neste ano haverá ações de Dia das Crianças na Creche Tia Jussara e de Natal na Vila São Judas. “Essas campanhas foram muito gratificantes em 2020. Planejamos pelo menos uma ação diferente por mês, e é possível acompanhar as nossas campanhas pelos nossos perfis do Instagram: @doutoresdasolidariedade e @lipedpucrs”, finaliza.