Recepção de Calouros da Medicina tem brincadeiras e doação de alimentos

Atividade aconteceu no Parque Esportivo da PUCRS, no dia 11 de março

12/03/2020 - 08h33
Recepção aos alunos da Escola de Medicina

Foto: Natalia Rodrigues

Fazer o bem, ter um momento de descontração e muitas brincadeiras marcaram a Recepção dos Calouros da Escola de Medicina. Comandados pelo professor e idealizador da campanha, Alexander Sapiro, a atividade proporciona um ambiente de união entre os alunos calouros e veteranos. As areias da quadra do Parque Esportivo da PUCRS, receberam cerca de 100 alunos, que aproveitaram a tarde calorosa para fazer brincadeiras com bexigas de água, fantasias e mímicas, além do tradicional batismo. Além do caráter solidário, a experiência também é responsável por aproximar quem está iniciando a vida acadêmica e quem já está acostumado aos seus desafios.

Fazendo o bem!

Um dos fatos mais importantes desse encontro é que, além das brincadeiras, eles também trazem alimentos e materiais de higiene para doação às famílias carentes da Vila São Judas Tadeu, que serão entregues pelos próprios alunos, através da disciplina Aproximação à Prática Médica, aula que tem como objetivo fazer uma interação dos alunos calouros ao mundo médico.

Trote solidário no Brasil

recepção de calouros medicina alimentos

Foto: Alexander Sapiro

E a solidariedade nos trotes dos bixos, teve origem na Escola de Medicina, através do Trote Solidário, hoje difundido nacionalmente, passando a ser organizado pelo Sindicato Médico. O projeto surgiu na PUCRS em 2007, conquistou a simpatia de outras instituições e se dissipou pelo estado. O professor Sapiro conta que essa ação surgiu como uma necessidade de parar com os trotes violentos e mostrar aos alunos a importância de ser solidário. “Hoje as ações dos Sindicatos junto com as escolas de medicina do Estado enfatizam a importância da doação de sangue e arrecadação de alimentos dirigidos às comunidades em vulnerabilidade social”, diz.

O projeto foi reconhecido com o prêmio Troféu Solidariedade da Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2010 e foi recebido por um dos alunos que participou da ação, o médico Julio Razzera.