Arte e Saúde, com a doutora Nina Furtado

Evento acontece no dia 20 de maio, às 19h30min, com transmissão pelo canal da PUCRS no YouTube e Facebook da PUCRS Cultura

05/05/2021 - 16h06
arte e saúde, nina furtado

Doutora Nina Furtado participa da série Arte e Saúde

No dia 20 de maio, quinta-feira, às 19h30, a PUCRS Cultura promove uma live com a doutora Nina Furtado. O evento conta com a mediação do professor Luiz Gustavo Guilhermano e da aluna do curso de Medicina Maria Lúcia Steiernagel Hristonof. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

A série Arte e Saúde é uma iniciativa da PUCRS Cultura em conjunto com a Escola de Medicina e tem como objetivo proporcionar a cada mês encontros com personalidades para um bate-papo sobre as relações entre a arte e a saúde. Desta vez, o assunto tratado na conversa é sobre “Cinema e Medicina: roteiros que se cruzam”.

Sobre a convidada

Dra. Nina Furtado é graduada em Medicina pela UFRGS (1978), mestre em Comunicação Social (1999) e doutora em Comunicação Social – Linguagem e Semiótica (2006) pela PUCRS. Atualmente é médica psiquiatra do Hospital São Lucas da PUCRS e professora da Escola de Medicina da Universidade, onde atua com temas como psicoterapia, psiquiatria, orientação analítica, psicanálise e depressão. Foi diretora administrativa do Serviço de Psiquiatria do HSL (1998 – 2006) e hoje é Membro da Comissão de Humanização do Hospital.

Sobre os mediadores

Dr. Luiz Gustavo Guilhermano é médico psiquiatra formado pela UFSM (1980), mestre em Farmacologia pela UFCSPA (1999) e pós-graduado em Psiquiatria pela PUCRS (1988), onde também atua como professor do departamento de Psiquiatria, além de lecionar Psicofarmacologia no Pós-graduação e Residência Médica em Psiquiatria no Hospital São Lucas da PUCRS. Foi presidente da Associação Gaúcha de Medicina e do Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada (CENESPI).

Maria Lúcia Steiernagel Hristonof é estudante do terceiro semestre de Medicina na PUCRS. Integra a diretoria da Liga de Medicina Narrativa e História da Medicina, da Liga de Pediatria, da Liga de Endocrinologia e da Liga de Genética e Embriologia.

Informações do evento

20210520