Estudantes da área da Saúde integram ação de combate à Covid-19

Alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da PUCRS participam do projeto

13/05/2020 - 17h47

banner-site-pucrs-907x550pxA ação O Brasil conta comigo, promovida pelo Ministério da Saúde, reúne alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da PUCRS para prestar suporte no combate à Covid-19. A ideia do projeto é que instituições de ensino superior possam ajudar a reforçar de forma prioritária a atuação de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Aproximadamente 300 alunos da PUCRS se inscreveram no edital do projeto. Para evitar que os participantes ficassem sem assistência, o PUCRS Carreiras e a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd) criaram estratégias para auxiliar neste momento. O objetivo é também cuidar da saúde mental dos(as) estudantes envolvidos.

Cuidar de quem cuida

Consultores de carreira prepararam oficinas online em grupos como forma de acolher os estudantes, iniciativa batizada com o nome de Cuidar de quem cuida. Durante as oficinas, serão realizadas escutas qualificadas sobre as suas expectativas e formas de lidar com demandas cotidianas na luta contra o coronavírus. Também estão sendo produzidos materiais para as redes sociais com base na Cartilha de recomendações gerais, preparada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), da Fiocruz.

Para a coordenadora do PUCRS Carreiras, Katia Almeida, a ação será de extrema importância para quem irá atuar na linha de frente. “Os alunos têm nos seus professores um auxílio para questões técnicas que enfrentarão nesse desafio. E o Carreiras será o suporte para questões emocionais, onde eles poderão compartilhar anseios e expectativas. Nosso compromisso é ser o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho”, ressalta.

Quem já se inscreveu no edital pode participar das oficinas através do passo a passo do PUCRS Carreiras. Clique aqui para conferir. Acompanhe as novidades nas redes sociais, pelo Facebook, Instagram e LinkedIn!