Alunos da Escola de Medicina são aprovados em exames de residência médica nos EUA

Laura Xavier, foi aprovada em neurologia e Leonardo Pisani, em radiologia

05/05/2020 - 14h30
A realização de um sonho é sempre gratificante, ainda mais para os estudantes. Alunos da Escola de Medicina foram aprovados em exames de residência médica nos EUA, um dos mais difíceis e concorridos na área médica. Os alunos Laura de Lima Xavier e Leonardo Pisani foram aprovados na residência, neste ano. Isso confirma que o ensino na Escola de Medicina é de qualidade e capacita os nossos alunos a grandes e difíceis desafios.

Laura Xavier e Leonardo Pisani (Fotos: Arquivo pessoal)

O doutorando Leonardo foi aprovado para realizar 4 anos de radiologia nos EUA. “Vou fazer meu “preliminary year” em Georgetown (Washington, DC) e 4 anos de radiologia no St Vincent Hospital (Worcester, MA). Meu plano é fazer fellow de radiologia intervencionista e no futuro decidir aonde trabalhar. Estou com expectativas altíssimas. Posso dizer que meu mais alto sonho profissional está se realizando”, diz.

Como não poderia faltar, depois de uma trajetória de quatro anos, Leonardo agradece aos professores que tornaram esse sonho possível. “Queria agradecer imensamente por fazerem parte do caminho percorrido para realizar meu sonho. Sempre terei orgulho de ser filho da PUCRS e por ter professores tão especiais. Muito obrigado pelos 6 anos de acolhimento que só me deram forças para seguir buscando meus objetivos. Espero poder retribuir no futuro em um meio acadêmico da mesma forma”, agradece.

A doutoranda Laura irá fazer a sua residência médica em neurologia. “Eu fui aprovada para residência na University of North Carolina em Chapel Hill, na Carolina do Norte”, diz. De acordo com a estudante, esta residência em Neurologia é o próximo passo em uma trajetória que se iniciou há 10 anos, quando foi aprovada em medicina, na Universidade. “Desde o primeiro ano da faculdade eu me envolvi em pesquisa com o objetivo de seguir uma carreira como médica-neurocientista, incluindo 3 anos de iniciação científica”, afirma.

Logo após a graduação, Laura mudou-se para Boston onde há 3 anos tem trabalhado como pesquisadora na Harvard Medical School, usando neuroimagem para estudar doenças neurológicas com um foco em distúrbios do movimento. “Agora, meu objetivo é adquirir uma formação clínica como neurologista para depois atuar em um hospital acadêmico onde vou poder conciliar meus interesses clínicos e científicos”, conta.

Por isso, ela aproveita para agradecer aos professores da Escola que a ajudaram a chegar neste momento especial. “Gostaria agradecer a todos os professores da PUCRS que me ajudaram nessa trajetória e enfatizar a importância do incentivo e apoio à pesquisa acadêmica durante a formação médica. A ESMED sempre me ofereceu todo o suporte para participar de projetos de iniciação científica, incentivando eu e meus colegas a participar de congressos internacionais e divulgar a nossa pesquisa. Esse tipo de apoio possibilitou que eu e vários outros ex-alunos pudéssemos competir à nível mundial por oportunidades de carreira médica e científica e eu espero que esse apoio permaneça e cresça ainda mais no futuro. Me coloco à disposição para ajudar a garantir que isso se realize”, finaliza.