5 dicas para se preparar para a rotina do trabalho e das aulas após as férias

Planejar as tarefas do dia a dia pode ajudar na organização na volta à presencialidade

24/02/2022 - 11h46
5 dicas: como se preparar para a rotina do trabalho e das aulas após as férias - Planejar as tarefas do dia a dia e manter contato com colegas pode ajudar na organização, mesmo a distância

Foto: Retha Ferguson/Pexels

É comum se sentir um pouco desorientado/a ao ter que voltar para a rotina após passar por um período de descanso. Ainda mais se você teve que lidar com uma pandemia global e precisou aprender novas formas de viver e se relacionar com as pessoas. 

Confira algumas dicas que preparamos para auxiliar quem está voltando para o cotidiano das aulas e do trabalho de forma presencial.

1. Faça uma retrospectiva

O ano de 2021 foi cheio de desafios. Pense sobre quais estratégias funcionaram melhor para você conseguir concluir suas tarefas e como aplicá-las novamente. Essa dinâmica também pode dar pistas de como aprimorar o que não funcionou muito bem. 

É importante lembrar da relação de esforço impacto: se algo precisou de muita dedicação e tempo para ser realizadocausou sofrimento e mal-estar não teve bons resultados, talvez precise ser repensado. Tanto o processo quanto o objetivo. 

A ideia é identificar as lições aprendidas para conseguir ter mais produtividade e manter a saúde e o bem-estar durante os próximos meses.

2. Planeje o seu semestre

Você já pensou sobre as disciplinas que vai cursar? Quanto trabalho e estudo elas demandam? Já conversou com colegas de outros semestres ou com professores/as para saber mais sobre as cadeiras? Esse é um exercício que pode ajudar a organizar os estudos a agenda de forma a atender suas expectativas, além de auxiliar a obter bons resultados. 

Visualizar o que você quer fazer evita que algo “se perca no tempo”. Uma dica é adotar os planners em papel ou online.

3. Retome o contato de forma segura

Há evidências científicas que mostram a relevância da socialização para a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Por isso, procure estar em contato com a turma, lembrando-se sempre de manter os cuidados necessários que o momento exige, utilizando máscara e evitando aglomerações.

Trocar experiências sobre como vocês estão lidando com os desafios dessa retomada, mas principalmente sobre as conquistas nesse período, é um passo importante que traz a sensação de dever cumprido, mesmo com pequenas vitórias.

4. Recombine seus horários 

Voltando às aulas e ao trabalho presencial, será importante reorganizar a rotina e os horários, considerando tempo de deslocamento, por exemplo. Você pode utilizar sua agenda para se planejar nesse sentido, além de incluir lembretes de tarefas pessoais que são importantes.

5.Tenha flexibilidade

Siga cuidando da sua saúde mental, física e emocional, atentando aos pequenos sinais e lembrando que não há nada de errado em não se sentir bem sempre

Tenha flexibilidade no seu planejamento e na sua rotina. Assim, essa adaptação será leve e você poderá aproveitar os reencontros que a volta à presencialidade irá proporcionar.

Leia também: 5 dúvidas sobre a volta às aulas presenciais na PUCRS

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas