TELESCÓPIO JAMES WEBB

O telescópio espacial James Webb, da NASA, foi lançado na manhã do dia 25 de dezembro de 2021. Com um custo aproximado de 10 bilhões de dólares e 25 anos de trabalho, esse telescópio será o substituto do telescópio Hubble, com o foco de observar os primeiros mundos distantes.


Fonte: Chris Gunn/ NASA [1]

Hubble e Webb: qual a diferença?

A primeira diferença entre o telescópio Hubble e o telescópio Webb está na distância em que se encontram da Terra. Enquanto o Hubble se encontra na órbita de nosso planeta, a aproximadamente 570 quilômetros de distância, o Webb se posicionará a 1,5 milhões de quilômetros de distância, no ponto de Lagrange 2. Os pontos de Lagrange são pontos específicos próximos de um sistema orbital de dois corpos massivos, onde as forças gravitacionais das massas cancelam a aceleração centrípeta. Um satélite colocado em um desses pontos permanece, assim, em equilíbrio, com posição relativa fixa em relação à Terra e ao Sol. A segunda diferença está no que esses telescópios são capazes de “enxergar”. Enquanto o Hubble detecta principalmente comprimentos de onda na faixa do visível e do ultravioleta, o telescópio Webb possui detecta comprimentos de onda na faixa do infravermelho. Essa diferença se deve ao fenômeno de redshift, que ocorre nos objetos que se encontram a grandes distâncias. Esse fenômeno consiste no desvio do comprimento de onda visível emitido para o infravermelho durante o trajeto, tornando esses objetos distantes “invisíveis” ao telescópio Hubble.

Fonte: Nasa / ESA [2]

Eles também diferem em relação ao tamanho do espelho. Enquanto o Hubble está equipado com um espelho de 2,4 metros de diâmetro, o Webb possui um espelho primário de aproximadamente 6,5 metros de diâmetro. Isso permite ao Webb um campo de visão cerca de 15 vezes maior que o do Hubble.

Qual a missão do telescópio Webb?

Para compreender a missão o Webb, faz-se necessário compreender um pequeno detalhe. Note que a luz viaja a aproximadamente 300.000 km/s, isso significa que a cada segundo que passa, a luz se desloca 300.000 quilômetros. Contudo, embora essa velocidade pareça gigantesca (e ela é mesmo), as distâncias em que alguns objetos astronômicos se encontram da Terra é tão grande que mesmo a luz emitida por esses astros leva anos para chegar aqui. Próxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso sistema solar, se encontra a aproximadamente quatro anos-luz de distância. Isso significa que a luz emitida por essa estrela leva cerca de quatro anos para chegar à Terra. Assim, ao observarmos Próxima Centauri, estamos na verdade vendo como ela era há quatro anos atrás. Ou seja, ao observarmos as estrelas, estamos na verdade, observando o passado.

A missão do telescópio Webb é observar as primeiras estrelas e as primeiras galáxias formadas, já que ele está programado para observar objetos astronômicos que se encontram a grandes distancias da Terra.

Quando o telescópio Webb entra em operação?

Lançado em 25 de dezembro de 2021, estima-se que o Webb levará 30 dias para atingir o ponto de Lagrange 2, onde permanecerá orbitando o Sol. Depois disso, ainda serão necessários mais 30 dias para ele entrar em funcionamento. Portanto, os primeiros resultados do Webb estão previstos para junho de 2022.

Para acompanhar toda a viajem do Webb pelo site da NASA, clique aqui:

Dica do Museu

No Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, a exposição Do Sonho de Voar à Corrida Espacial trata sobre diversos aparelhos criados pelo homem para explorar o céu e o espaço. Confira!

Referências

[1]         “Featured Photos – Chris Gunn | Flickr.” https://www.flickr.com/photos/nasawebbtelescope/albums/72157711864057113 (accessed Dec. 26, 2021).

[2]         “Comparison: Webb vs Hubble Telescope – Webb/NASA.” https://www.jwst.nasa.gov/content/about/comparisonWebbVsHubble.html#size (accessed Dec. 26, 2021).