Nota de falecimento Prof. Emílio Antônio Jeckel Neto

É com profundo pesar que registramos o falecimento do Prof. Emílio Antônio Jeckel Neto ocorrido nesta segunda-feira, 12 de outubro.
Professor da Escola de Ciências, da Saúde e da Vida e assessor da Pró-Reitoria da Graduação e Educação Continuada,  o prof. Emílio foi diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS no período de 2007 a 2013.
Em sua trajetória na Universidade, o Prof. Emílio atuou em importantes áreas, incluindo o movimento de transformação da PUCRS. No MCT-PUCRS, sua visão empreendedora fez com que ocorressem inúmeras ações significativas no empenho da divulgação científica, principal missão do Museu.
As exposições temáticas temporárias , com temas científicos atuais e do cotidiano e a inserção das coleções científicas como participantes da exposição foram algumas das suas iniciativas. Permanecem em nossa memória as exposições temporárias (R)Evolução de Darwin, Energia, Terremotos: Marcas de um Planeta Inquieto, Aranhas: inimigas ou aliadas, o ciclo Conversas sobre o Tempo, Anfíbios: Diversidades e Ameaças, Ciência e Cuidado, Ciência no Set e CSI: a Ciência contra o Crime.

Prof. Emílio Antônio Jeckel Neto, então diretor do MCT-PUCRS, no experimento Câmara de neblina.

Como professor, Emílio Antônio Jeckel Neto priorizava a importância das ações educativas em ambiente museal, criando e valorizando a Coordenação Educacional do Museu, que com suas ações tornou-se o importante meio de contato com professores dos mais diversos níveis de ensino. Inspirada pela visão do Prof. Emílio de incentivar os professores a se “apropriarem” do Museu como instrumento e inspiração para realização de suas aulas, a Coordenadoria Educacional continua a atuar na elaboração de roteiros, pré-visitas e ações educativas das mais diversas.
O Prof. Emílio com sua dedicação à Universidade, inspirou ações de transformação na divulgação do conhecimento científico e suas realizações seguem inspirando e pavimentando novos caminhos.