20ª Semana Nacional dos Museus no MCT-PUCRS

A vigésima Semana Nacional dos Museus, é um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/05). Ao longo do tempo, mais de 14 mil museus participaram da Semana, apresentando 43.544 atividades especiais.
Em 2022, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS integra a programação com ações educativas sob a temática O poder dos museus.

Confira abaixo a programação:
A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio

Segunda-feira, 16/05, às 9h – O poder da pesquisa
O que são as coleções científicas? Qual a sua importância para um museu? O curador das coleções científicas, prof. Carlos Lucena, apresenta o tubarão malhado e revela a importância das coleções para a memória e para a biodiversidade. Acesse o vídeo e descubra!

Terça-feira, 17/05, às 15h30min – Visita Orientada – Distopia: o que podemos esperar do futuro?
Ao longo dos anos, diversas espécies que habitavam o nosso planeta foram extintas. Já sabemos que as atividades humanas geram inúmeros impactos no planeta, como o aumento do nível do mar, o surgimento e a propagação de novas doenças e a perda de fontes de água e alimentos. Mas você já imaginou como será o nosso clima no futuro? Quais as consequências das mudanças climáticas em um futuro próximo? Confira nesta visita orientada do Museu! Inscrições pelo e-mail: [email protected] ou presencialmente, na recepção do Museu. Atividade para todas as idades.

Quarta-feira, 18/05
Ingresso promocional

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus,  o ingresso será a meia-entrada (R$20,00) para todos os visitantes. Aproveite para solicitar na recepção do Museu, o roteiro de desafios para realizar a sua #visitagenial na nova exposição “Mudanças Climáticas e Tecnologia”.

Museus, Memória e Poder
O que é um Museu? Qual a sua relevância para a humanidade? Acesse o vídeo com a coordenadora de projetos museológicos do Museu, Simone Flores Monteiro, e descubra. O conteúdo poderá ser acessado em breve.

Quinta-feira, 19/05, das 15h às 15h30min – Minuto da Ciência: O poder da ciência
Como o acesso e a disseminação da ciência podem ampliar a capacidade e o conhecimento da humanidade? Qual a importância da popularização do conhecimento, para a construção de novos comportamentos? Descubra neste Minuto da Ciência. Atividade para todas as idades.

Sexta-feira, 20/05, às 9h – O poder das ações educativas em Museus
Acesse o vídeo com a coordenadora educacional do Museu, prof. Renata Medina, e descubra como as ações educativas são importantes iniciativas para a disseminação da cultura e do conhecimento. O conteúdo poderá ser acessado em breve.

Para saber mais sobre a Semana de Museus, clique aqui. Para programar sua visita ao Museu, clique aqui.
O Museu abre de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.