28/01/2019 - 15h02

PUCRS torna-se parte das instituições associadas ao IPD Eletron

Instituto destaca capacidade da Universidade em promover apoio à pesquisa, inovação e empreendedorismo

Ao final de 2018, em dezembro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) integrou o seleto quadro das instituições de ensino e pesquisa associadas ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação (IPD Eletron). A PUCRS oferece estruturas e mecanismos para promover e apoiar o processo de pesquisa, inovação e empreendedorismo que constituem a rede INOVAPUCRS.

O Instituto destaca que o Parque Científico e Tecnológico (TECNOPUC) possui o objetivo de atender à demanda industrial por meio de seus laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), focados em quatro principais áreas de atuação: tecnologia da informação e comunicação; energia e meio ambiente; ciências da vida e indústria criativa.

A PUCRS está, portanto, credenciada pelo Comitê da Área de TI do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CATI/MCTIC) para receber os recursos de PD&I da Lei de Informática, por meio dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (LABELO), Escola de Ciências e Escola Politécnica.

O que é o IPD Eletron?

O IPD Eletron é uma Entidade Tecnológica Setorial, sem fins econômicos, criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) com o intuito de promover o desenvolvimento e a inovação tecnológica.

O principal objetivo é contribuir com as políticas públicas estruturadas para as áreas de ciência, tecnologia e inovação; estimular e aprimorar a gestão da inovação nas empresas; ampliar os investimentos em p&d; além de apoiar na captação de recursos à inovação para compartilhamento do risco tecnológico.

Atualmente, o instituto conta com 28 Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) associadas, que atuam em diversas áreas da pesquisa e inovação.