Apresentação

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR), criado em 2014, tem por objetivo fomentar, dar visibilidade e proporcionar um crescimento sustentado das ações da universidade em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de petróleo e derivados,  recursos naturais, energia e meio ambiente. O IPR representa a consolidação e ampliação do Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono (Cepac), inaugurado em 2007.

O IPR busca tornar-se um importante referencial para o desenvolvimento de projetos, serviços e produtos com excelência, relevância e qualidade, que atendam a demanda de uma sociedade em constante transformação e com desafios cada vez mais complexos. As atividades desenvolvidas objetivam posicionar o IPR, até o ano de 2026, como um dos mais importantes institutos de referência internacional em qualidade técnica em pesquisa, realização de análises laboratoriais e produção de materiais de referência certificados, pautados por processos de acreditação e qualidade reconhecidos internacionalmente. 

A estrutura do IPR compreende 5000 m2 de área construída no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Esta estrutura consiste em um prédio de sete andares (96J) sendo os quatro primeiros destinados a laboratórios de alta complexidade e os três últimos a salas de pesquisadores e infraestrutura administrativa. O IPR inclui o Laboratório de Análises Químicas (LAQ), o Laboratório de Caracterização de Rochas (LCR), o Laboratório de Geoquímica e Petrofísica (LGP), o Laboratório de Isótopos e Geocronologia (LIG) e o Laboratório de Monitoramento Ambiental (LMA).

Como elemento-chave do instituto, uma equipe multidisciplinar composta por professores, pesquisadores, auxiliares de laboratório, profissionais administrativos e alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS desenvolve atividades de excelência, fazendo com que resultados de análises, produzidos com rigor e qualidade, sejam transformados em informações estratégicas e elementos de tomada de decisão para os parceiros do instituto. 

Missão:

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) tem como missão fomentar e proporcionar um crescimento sustentado das ações de pesquisa, desenvolvimento, serviço e inovação na área de petróleo e recursos naturais, colaborando com as ações da Universidade, atuando junto ao mercado, através de um atendimento qualificado nas suas ações, serviços e projetos.

Visão:

O IPR será um dos mais importantes institutos de referência internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), qualidade técnica em análises laboratoriais e produção de materiais de referência certificados na área de petróleo e derivados, recursos naturais, energia e meio ambiente até 2026, garantindo a sustentabilidade das suas atividades.

Valores:

Excelência e sustentabilidade: Eixo Pessoas (ética, comprometimento, respeito, imparcialidade, acolhimento) | Eixo Inovação (criatividade, disruptividade) | Eixo Qualidade (Profissionalismo, Melhoria Contínua, Referência)

 

anp

ANP – Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis –
Compromisso com investimentos em pesquisa e desenvolvimento.