HIDROGÊNIO VERDE

HIDROGÊNIO VERDE


Projeto de P&D – Produção de hidrogênio verde para uso em tecnologias power-to-x: perspectivas de integração tecnológica e avaliação de desempenho ambiental no contexto de captura, utilização e armazenamento de CO2 (CCUS).


Financiador:
Petronas Petróleo Brasil Ltda (PPBL)

Período de execução
2021- Atual

Apresentação do Projeto:
Para descarbonizar a economia global, espera-se que o hidrogênio, produzido por meio da eletrólise da água, seja uma das principais soluções tecnológicas. Atualmente, a produção de H2, a partir da eletrólise da água e abastecida por eletricidade derivada de fontes renováveis, ainda requer grandes estruturas e apresenta custos proibitivos para operação em ambientes terrestres (onshore). No entanto, a operação dessas estruturas em ambientes offshore, movidos por energia renovável (e.g., turbina eólica ou células fotovoltaicas) e associado a plataformas de produção de O&G e/ou de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS), é considerada uma opção tecnológica viável em um contexto de economia de baixo carbono.

Este projeto visa avaliar o potencial da produção de hidrogênio “verde” para uso em tecnologias power-to-X offshore. A pesquisa inclui uma abordagem experimental guiada, modelagem computacional e avaliação do desempenho ambiental do processo, para identificar as opções tecnológicas com o maior potencial de upscaling em um curto período de tempo. Espera-se, ao final da execução do projeto, avançar na produção de hidrogênio “verde” e identificar seu potencial de descarbonização da indústria de O&G.

Coordenação

Felipe Dalla Vecchia

Diretor

Quer conhecer mais?

Ficou interessado/a em nossos projetos e gostaria de saber mais, entre em contato com nossos especialistas.

Conheça também