08/08/2022 - 14h56

Visitantes da Keio University são recebidos no Salão Nobre da Reitoria

Em conversa com o reitor Ir. Evilázio Teixeira, pesquisadores do Japão abordaram possibilidades de convênio com a PUCRS

Foto: Matheus Gomes

Na quinta-feira, 4 de agosto, os professores Masato Yasui e Jin Nakahara, respectivamente diretor e vice-diretor da Keio University Global Research Institute, do Japão, estiveram na PUCRS para debater sobre novas possibilidade de mobilidade acadêmica de graduação e para alunos na pós-graduação. Na oportunidade, foram recebidos no Salão Nobre da Reitoria pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira e pelo pesquisador e coordenador do Instituto de Geriatria e Gerontologia  (IGG) da PUCRS, Douglas Kazutoshi Sato.

A PUCRS e a Keio University desenvolvem a parceria desde 2019, quando o professor Jin Nakahara esteve na Universidade para ministrar o curso de extenção em Neuroimagem Avançada, da Educação Continuada. Desde então, diversas iniciativas em cooperação foram desenvolvidas, como a participação do pesquisador Douglas Sato como painelista no Simpósio Internacional: Global aging, Healthy aging – Where we are and where we are going, realizado na universidade asiática.

Com a vinda dos professores japoneses à PUCRS, foi possível debater sobre novas possibilidades de parceria durante a reunião no Escritório de Cooperação Internacional, com recepção da Coordenadora Executiva Interina, professora Carla Denise Bonan. Em seguida, conheceram as estruturas da universidade como a Biblioteca Irmão José Otão, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o Instituto do Cérebro (InsCer) e o IGG. No Tecnopuc, se reuniram com o pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Rafael Baptista e a profissional de Prospecção e Negociação Daniela Carolina Eckert para conhecer iniciativas de inovação, pesquisa e tecnologia. Em seguida, visitaram as facilidades do InsCer, guiados pelos pesquisadores Daniel Marinowic e Gabriele Goulart Zanirati.