02/01/2019 - 14h55

Tecnopuc integra programa gaúcho para internacionalização de empresas

Globaltech também envolve Zenit Parque, Tecnosinos, Feevale TechPark, Fiergs e Sebrae-RS

2019_01_02_tecnopuc_internacionalizaçãoEm dezembro de 2018, no recém-anunciado Instituto de Inovação Caldeira, o Parque Tecnológico e Científico da PUCRS (Tecnopuc), o Parque Zenit, o Tecnosinos, o Feevale TechPark, a Fiergs e o Sebrae-RS assinaram termo de adesão ao Globaltech, projeto com foco em apoiar a internacionalização de empresas. A primeira ação deve ocorrer em março de 2019, quando cerca de 15 empreendimentos serão selecionadas para receber consultorias e treinamentos com foco no mercado internacional. Outra atividade prevista é uma missão técnica ao Web Summit Lisboa 2019, envolvendo empreendedores locais. Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, explica que todo o esforço será para desenvolver ambientes e empreendedores cada vez mais preparados para uma atuação global. “No contexto da Aliança para a Inovação e do Pacto Alegre, esse tipo de iniciativa inspira o surgimento de outras ações coordenadas e em conjunto, em prol da cidade e da região”, considera.

A assinatura do convênio foi realizada durante o Demoday Startups Digital, do Sebrae-RS, e contou com representantes de empresas e instituições gaúchas. Marciano Testa, CEO do Agibank, apresentou o case do banco e também a proposta do Instituto Caldeira, localizado no Shopping DC Navegantes, e que será preparado para abrigar startups e projetos relacionados à inovação e ao empreendedorismo. O evento contou ainda com o painel “A Porto Alegre que Queremos”, com a participação de Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e representante da PUCRS na Aliança para a Inovação; Carlos Aranha, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp); e Marciano Testa, mediados por François Holl, presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS).