20/03/2023 - 09h25

Projeto internacional Mulheres na Ciência avança para nova fase, com mapeamento de dados e novas parcerias

Contemplado pela segunda vez em edital do British Council, projeto agora integra 7 universidades brasileiras e britânicas

Depois da parceria entre PUCRSUFRGS e King’s College London (KCL) em 2022, o projeto Mulheres na Ciência foi contemplado pela segunda vez no edital Women in Science: Gender Equality Partnerships Call 2022 do British Council. Agora mais 4 universidades participam do projeto, sendo duas britânicas e duas brasileiras: University College London (UCL), Glasgow Caledonian University (GCU), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Feevale. 

Neste novo ano de projeto, as universidades brasileiras participantes trabalharão em um mapeamento de dados dentro das instituições sobre onde as mulheres estão ou não representadas, cargos de liderança, áreas de maior concentração, entre outros pontos. As universidades do Brasil contam com a mentoria das 3 instituições britânicas que foram contempladas com o Athena Swan Charter, iniciativa britânica com o objetivo de incentivar e reconhecer o compromisso com o avanço das carreiras das mulheres no emprego de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina. 

Além do levantamento de dados, o projeto também prevê um evento no segundo semestre de 2023, com conferências, rodas de conversa e workshops. Na ocasião, as pesquisadoras britânicas que participam do projeto estarão em Porto Alegre para integrar as atividades. 

O website do projeto, que visa divulgar iniciativas e boas práticas, além de biografias de pesquisadoras das diferentes universidades participantes, também passará por uma atualização, incluindo trajetórias de novas pesquisadoras. Para conhecer mais sobre o projeto Mulheres na Ciência acesse www.pucrs.br/mulheresnaciencia 

Conheça quem são as pesquisadoras que lideram o projeto em cada instituição: Profa. Aline Pan (UFGRS), Profa. Andrea Streit (KCL), Profa. Juliane Fleck (Feevale), Profa. Márcia Mesko (UFPEL), Profa. Maria Martha Campos (PUCRS), Profa. Patricia Munoz de Escalona (GCU) e Profa. Patricia Salinas (UCL). Junto a elas, outras pesquisadoras também apoiam as iniciativas do projeto, com o objetivo de promover igualdade de gênero e maior participação feminina nas áreas científicas.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias