17/01/2019 - 15h29

PUCRS PrInt seleciona bolsistas para projeto de internacionalização

Oportunidades contemplam docentes e discentes dos PPGs da PUCRS ou de instituições estrangeiras

2019_05_27_logotipo_pucrs_print_atualizadaO Projeto Institucional de Internacionalização PUCRS-PrInt abriu processo para selecionar bolsistas de diferentes tipologias, oferecidas para o ano de 2019, do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil. Essas bolsas são destinadas a professores e alunos, vinculados aos programas de Pós-Graduação (PPGs) da PUCRS, ou professores e pesquisadores vinculados a instituições estrangeiras. A iniciativa tem como objetivo, a partir de recursos obtidos no Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 41/2017, ampliar a internacionalização dos PPGs, colocando a pós stricto sensu nos mais elevados patamares de qualidade fazendo da PUCRS uma Universidade de classe mundial.

Os editais de seleção estão disponíveis neste link e oferecem oportunidades para as seguintes modalidades de bolsas:

– Do Brasil para o exterior: Professor Visitante no Exterior – Júnior ou Sênior; Doutorado Sanduíche e Capacitação em cursos de curta duração;

– Do exterior para o Brasil: professor visitante no Brasil; jovem talento com experiência no exterior e pós-doutorado com experiência no exterior.

Além disso, os editais também disponibilizam auxílios financeiros para a realização de missões de trabalho no exterior, destinados a professores vinculados aos PPGs da PUCRS.

Estão contempladas saídas previstas para o ano de 2019, conforme o seguinte cronograma para a submissão das propostas:

• Saídas de abril a julho de 2019 – até 20 de janeiro de 2019.
  • Saídas de agosto a dezembro de 2019 – de 08 a 18 de abril de 2019.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].