20/10/2020 - 16h52

PUCRS integra nova Rede Ibero-americana de Envelhecimento

Na Universidade, o Instituto de Geriatria e Gerontologia conduzirá atividades com a rede internacional

A nova Rede Ibero-americana de Envelhecimento formada por 7 instituições em 6 países tem como objetivo contribuir para o enriquecimento da qualidade de vida das pessoas idosas através da implementação de um programa de melhoria de saúde e bem-estar. A iniciativa é liderada pela Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC), no Chile, em especial pelas pesquisadoras Claudia Troncoso, Emma Chávez e Móica Tapia.

O primeiro encontro aconteceu no início do mês de outubro, via conferência online, e reuniu representantes da PUCRS, Universidad del Valle de Atemajac (México), Universidad Católica Boliviana San Pablo (Bolívia), Pontificia Universidad Católica del Ecuador (Equador), Universidad EIA (Colômbia), Universidad Atlántida Argentina (Argentina) e Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia). O convite para integrar o projeto surgiu a partir da articulação entre Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS e Direção de Relações Internacionais da instituição chilena.

Para o professor Douglas Sato, diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, essa iniciativa “fortalecerá as atividades de pesquisa e educação dentre universidades na América-Latina, para que seja possível ajudar a sociedade no enfrentamento de desafios decorrentes do envelhecimento da população”.

Sobre a Rede

A rede busca facilitar o trabalho multidisciplinar nas áreas de pesquisa básica e aplicada e inovação com foco no envelhecimento e desenvolver iniciativas que visam a melhoria das condições da população e da qualidade de vida dos idosos.