22/04/2019 - 11h44

PUCRS é pioneira no meio científico internacional com estudo sobre hidratos de gás

IPR publicou artigo na revista suíça Geosciences sobre formação de gás na Foz do Amazonas

2019_04_12-geosciences3

O estudo que descreve a origem dos gases na foz do rio é o primeiro no mundo. Foto: Arquivo pessoal

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) publicou o artigo Molecular and Isotopic Composition of Hydrate-Bound, Dissolved and Free Gases in the Amazon Deep-Sea Fan and Slope Sediments, Brazil na revista Geosciences, da Suíça. O trabalho descreve o estudo da origem da composição dos gases na Foz do Amazonas, resultado da Missão Tucuxi, uma parceria entre o IPR e a empresa SeaSeep. “Somos os pioneiros a abordar este assunto no meio científico internacional na área. Basicamente, a origem deste gás provém de microrganismos que decompõem a matéria orgânica”, explica Luiz Frederico Rodrigues, pesquisador do IPR/PUCRS.

O projeto foi realizado em conjunto com a companhia de aquisição de dados de óleo e gás para estudar os hidratos na região. Rodrigues, doutor em Química, esteve a bordo de navio em alto mar por 40 dias para estudar as ocorrências de hidratos de gás ao norte do Brasil, auxiliar nas atividades científicas e ensinar técnicas relacionadas aos compostos. O artigo também é assinado por João Marcelo Ketzer, que foi pesquisador do IPR/PUCRS e hoje integra a Linnaeus University.

A missão Tucuxi tem como objetivo amostrar e caracterizar as possíveis áreas contendo hidratos de gás. O nome foi escolhido em referência ao boto que vive tanto em água doce quanto salgada na região do Amazonas. Segundo Rodrigues, o estudo da origem dos gases é muito importante no meio científico, pois além de interesse ambiental, auxilia na compreensão da exploração de potenciais fontes energéticas alternativas no futuro. “Uma dessas fontes é o hidrato de gás, estruturas sólidas (gelo) que contêm uma elevada quantidade de gás armazenada, que poderá ser usado como fonte energética”, aponta.