10/02/2023 - 10h28

PUCRS desenvolve pesquisas em parceria com universidade da Itália

Professora Tatiana Irigaray realiza missão de trabalho na Universitá degli Studi di Roma Sapienza pelo Programa PrInt

Foto: Arquivo pessoal

A pesquisadora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Tatiana Irigaray esteve na Itália em dezembro de 2022, para realizar missão de trabalho pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS (PUCRS-PrInt). A docente se reuniu com professores, grupos de pesquisa e desenvolveu projetos científicos em parceria com a Universitá degli Studi di Roma Sapienza, buscando novos acordos de cotutela com dupla-titulação e oportunidades de mobilidade.

A parceria existe desde 2021, quando Tatiana esteve na universidade italiana e visitou os professores Franco Giubilei e Francesco Della Gatta, com a professora da Universidad Católica de Valencia (Espanha) Carmen Moret-Tatay. Nesta missão, a pesquisadora da PUCRS finalizou o estudo intitulado Lifestyle changes in elderly during COVID-19 pandemic: Effects on wellbeing, mental health and loneliness, publicado no periódico Aging and Mental Health.

Dentre as atividades, a docente visitou o Dipartimento di Neuroscienze Salute Mentale e Organi di Senso (Nesmos), coordenado por Della Gatta, onde pode apresentar as iniciativas do PUCRS-PrInt e os projetos desenvolvidos no grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Humano-Animal (Ariha) da PUCRS. Durante a missão Tatiana pode planejar novos projetos de pesquisa em parceria e debater os temas das áreas de envelhecimento, avaliação e reabilitação neuropsicológica

De acordo com a pesquisadora, o principal objetivo desta parceria é a realização de acordos de cotutela com dupla-titulação. Além disso, iniciar o processo de coautoria em artigos científicos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria entre a PUCRS e Sapienza. “Buscamos possibilitar oportunidades de mobilidade de docentes, pesquisadores e discentes da PUCRS para Sapienza, no Nesmos e de Sapienza para PUCRS”, finalizou.