07/04/2023 - 11h32

PUCRS amplia parceria com a Universidad Técnica Particular de Loja, do Equador

Durante visita, os visitantes internacionais discutiram iniciativas nas áreas de pesquisa, mobilidade, inovação e empreendedorismo

Foto: Matheus Gomes

No mês de abril, a PUCRS recebeu representantes da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), instituição que firmou convênio recentemente com o Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc). A visita teve como objetivo fortalecer o relacionamento entre as instituições para desenvolver projetos e iniciativas nas áreas de pesquisa, mobilidade, inovação e empreendedorismo.

Na oportunidade estiveram presentes o reitor da UTPL Santiago Acosta Aide, o diretor geral de planejamento e desenvolvimento institucional Artieres Estevão Romeiro, o diretor geral de relações interinstitucionais Luciano Rodrigues Marcelino e o diretor do Parque Científico e Tecnológico da UTLP Juan Pablo Suárez. O grupo foi recebido no Salão Nobre da Reitoria pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira e pelo vice-reitor Ir. Manuir Mentges, em seguida puderam conhecer a infraestrutura da PUCRS em visitação no Instituto do Cérebro, no Tecnopuc e no setor de Educação Continuada.

Durante a recepção estiveram presentes a gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc Flavia Fiorin, a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional Carla Bonan, a diretora de Educação Continuada Renata Bernardon e o diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) Eduardo Giugliani. Na oportunidade, debateram o relacionamento interinstitucional nos temas de mútuo interesse para fins da celebração ou renovação de Acordos de Cooperação.

Dentre as iniciativas em debate estão a possibilidade de estabelecer projetos comuns entre grupos de pesquisa de ambas as instituições, as perspectivas de mobilidade estudantil e de docentes em programas de intercâmbios físicos ou virtuais. Além disso, a visita também teve como foco criar canais de colaboração entre os ambientes de inovação e de empreendedorismo para a geração de oportunidades de negócios no âmbito internacional.

Atualmente a PUCRS e a UTPL já participam juntas, e de forma muito ativa, da Red Iberoamericana de Universidades para la Innovación y el Desarrollo Sostenible (REDUiS), um projeto suportado pelo Cyted (2019-2023), com mais de dez países, coordenado pela PUCRS. Cyted é o Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, criado pelos governos dos países ibero-americanos para promover a cooperação em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento harmonioso dos países ibero-americanos.