13/07/2022 - 16h53

Publicação internacional reflete sobre o jornalismo brasileiro no período entre 1945-1964

Otávio Daros, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, teve seu artigo publicado na revista britânica Journalism Studies

Mais recentemente, a revista Journalism Studies contou com um artigo escrito pelo aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da PUCRS Otávio Daros. A Journalism Studies é uma revista internacional de referência no campo do jornalismo, que fornece um fórum para o estudo e a discussão crítica do jornalismo.

O doutorando é autor do artigo Paradigm Shift in Mid-Twentieth Century Brazilian Journalism: A Negative Dialectics of Decoloniality?, com coautoria do pesquisador da Famecos Francisco Rüdiger, que desenvolve pesquisas no campo da História do Pensamento Jornalístico em países da Europa e da Ásia, além do Brasil. O estudo publicado na Journalism Studies teve como objetivo examinar a trajetória do jornalismo brasileiro e suas mediações acadêmicas no período entre as ditaduras do Estado Novo e militar, para então fornecer elementos para identificar o que os autores chamam de “dialética negativa do colonialismo intelectual”.

De acordo com Daros, na imprensa brasileira, a substituição do modelo francês pelo norte-americano — cujas marcas seriam o ideal da objetividade e a exploração comercial da informação — foi vista por muitos como um progresso, sem especulação sobre a possibilidade de cultivo de uma fórmula nativa.  Por conta disso, o artigo atua apresentando um cenário mais complexo sobre as transformações do jornalismo brasileiro, ao mesmo tempo que converte esse cenário em um campo de problematização para o chamado pensamento decolonial. Desta forma, os autores buscaram contribuir para a abertura de perspectivas críticas de estudo do fenômeno, levando em conta as diferentes realidades históricas.

Como principais pontos da pesquisa, Daros destaca que houve no jornalismo brasileiro a substituição de um paradigma ocidental por outro, em vez da criação de uma fórmula nativa. Por outro lado, esse fator não significa que houve uma americanização, dado que nas ideias e práticas se inscreveram diferenças de classe, de gênero, de educação, sob as mais variadas situações políticas e econômicas. Por exemplo, o doutorando explica que as primeiras escolas de jornalismo no Brasil surgiram como parte das faculdades de filosofia e, portanto, em descompasso com o ensino prático que caracteriza academicamente o jornalismo nos Estados Unidos.

Destaque internacional

Além da recente publicação, o doutorando Otávio Daros já publicou em outras revistas com pesquisas sobre jornalismo brasileiro, europeu e norte-americano. Seu artigo French Theoretical and Methodological Influences on Brazilian Journalism Research foi publicado na revista Media, Culture & Society, por reconstruir um quadro dos últimos 60 anos da presença intelectual francesa na pesquisa em jornalismo no Brasil. Já seu ensaio A Decolonial Approach to the Discipline of Journalism Theory in Brazil apresentou uma reflexão sobre a importância de trabalhar perspectivas relativas ao contexto brasileiro e latino-americano e foi publicada na Journalism & Mass Communication Educator.