16/03/2021 - 14h33

Programa seleciona estudante da área tecnológica para atuar na França

Novo edital oferece vaga para atuar por cinco meses no Laboratório TIMA da Université Grenoble Alpes

Foto: Divulgação

Estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica ou Engenharia de Software da Escola Politécnica poderão se candidatar a uma oportunidade internacional: cinco meses atuando no laboratório TIMA da Université Grenoble Alpes, na França. As inscrições vão até às 12h do dia 16 de abril de 2021.

O/a aluno/a selecionado/a pela instituição conveniada participará do projeto MultiRad. A iniciativa é uma parceria científica internacional entre 4 universidades, incluindo França, Brasil, Espanha e Reino Unido nas disciplinas de engenharia da computação, ciência da computação e física. O projeto visa estudar, avaliar e melhorar a confiabilidade dos próximos sistemas multiprocessados à efeitos de radiação executando algoritmos de inteligência artificial que serão voltadas a aplicações safety-critical. Neste contexto, o estudante participará de pesquisa relacionada a área.

O/a aluno/a selecionado/a receberá uma bolsa parcial de pesquisa no Laboratório TIMA vinculado a Universidade Grenoble-Alpes (valor € 3,90 por hora e até 35 horas semanais – aproximadamente € 546,00 por mês). Fica a cargo do estudante arcar com os demais custos da sua permanência no exterior.

Requisitos para participar

• Estar matriculado/a em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado/a durante todo o período do estágio.
  • Ter cursado, no mínimo, 60% de seu curso no momento da inscrição deste processo (conferir no atestado de disciplinas cursadas).
  • Não estar apto/a a colar grau ao fim do semestre de 2021/2 ou 2022/1 caso estenda para o semestre seguinte.
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até 16 de abril de 2021.
  • Ser brasileiro/a ou ter nacionalidade brasileira.
  • Ter fluência no idioma exigido pelo laboratório da universidade conveniada, podendo ser inglês ou francês.

Sobre a Université Grenoble Alpes

A Université Grenoble Alpes (UGA) está localizada nos alpes franceses e é uma renomada universidade de pesquisa, reconhecida pelo ambiente internacionalizado. A instituição está entre as melhores universidades do mundo e no Top 10 entre instituições francesas. A UGA possui mais de 55 mil alunos, sendo 8.500 estudantes internacionais.

Para saber como se inscrever, acesse o edital do programa neste link. Dúvidas e mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3660.