19/12/2018 - 10h39

Programa oferecerá bolsas de estágio doutoral na Austrália

Edital oficial, que será lançado em janeiro de 2019, favorece estudantes da Rede PUCBR

2018_12_19_programa_australiaDepois de oferecer bolsas para doutorandos da rede PUCBR em 2018, o programa Australia-Americas PhD Research Internship volta a ser lançado em janeiro de 2019. A iniciativa do Governo Australiano tem parceria com o Conselho Australiano para a Educação Internacional (ACIE) e a Academia Australiana de Ciências (AAS).

O programa de estágio doutoral de pesquisa é ofertado para estudantes de 1º, 2º e 3º anos de doutorado, nos campos das ciências naturais e biológicas, tecnologia, engenharias, matemática, ciências da saúde e educação. Por meio de estágios de oito a doze semanas em instituições australianas de ensino superior, os participantes terão a oportunidade de tornar seus projetos de pesquisa internacionais e de construir parcerias colaborativas sólidas com a Austrália desde o início de sua formação como pesquisadores.

Critérios de elegibilidade

Em 2019, serão ofertadas cinco bolsas integrais para estudantes de doutorado da rede PUCBR das áreas acima descritas. A seleção para o programa ocorrerá em duas fases, e será baseada no mérito acadêmico do proponente e no mérito científico da proposta. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

• Possuir a nacionalidade brasileira;
  • Não ser cidadão australiano, ou ter dupla cidadania australiana, ou residência permanente na Austrália;
  • Estar cursando o 1º, 2º ou 3º anos de doutorado nas áreas das ciências exatas, tecnologia, engenharias, matemática, física, ciências médicas e da saúde, e educação em uma das universidades da Rede PUCBR;
  • Possuir fluência no idioma inglês em nível satisfatório, que permita acompanhar o programa com sucesso e posteriormente publicar artigos científicos, o que poderá ser verificado em etapa final de seleção por meio da entrega de certificados de exames internacionais reconhecidos (IELTS, TOEFL, CAE, PTE, conforme pontuação constante do Anexo III) ou de entrevistas individuais;
  • Ter sido aceito(a) por uma instituição de ensino superior australiana – universidade ou instituto de pesquisa – comprovado através da apresentação da carta de aceite da instituição de destino ou de e-mail do professor anfitrião responsável;
  • Possuir suporte formal do orientador brasileiro, comprovado através de carta de indicação;
  • Estar ciente da necessidade de fornecer todos os documentos que venham a ser solicitados dentro dos prazos;
  • Ter disponibilidade para, após o retorno ao Brasil do período de imersão, participar de atividades acadêmicas (a exemplo da realização de palestras, seminários, mentoria ou docência) visando o compartilhamento da experiência internacional, o que deverá ser acordado com a área internacional de cada PUC;
  • Não ter sido beneficiado por esta bolsa anteriormente.

Escolha da instituição de destino

Os candidatos interessados são convidados a entrar diretamente em contato com pesquisadores/instituições australianas a fim de submeter o programa de pesquisa e obter o aceite necessário para o processo de inscrição. O Australian Research Council (ARC) possui uma base de dados que permite a consulta de projetos e linhas de pesquisa, além de pesquisadores patrocinados pelo ARC nas universidades australianas desde 2001.  A consulta é pública e pode ser feita através deste link.

O edital será lançado oficialmente em janeiro de 2019. Dúvidas podem ser direcionadas à Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS pelo e-mail [email protected].