24/01/2019 - 10h25

Programa de cooperação internacional Escola de Altos Estudos inicia com visita de pesquisador italiano

Marco Riva, da Università Degli Studi di Milano, ministrou conferências nas Escolas de Medicina e Ciências da Saúde

2019_01_24_estudos_altos_visita_inscerO professor do Departamento de Ciências Farmacológicas e Biomolecular da Università Degli Studi di MilanoMarco Riva, visitou a PUCRS e o Instituto do Cérebro do RS (InsCer) para conhecer a estrutura e aproximar os laços entre as instituições. Riva veio a convite do pesquisador do InsCer e docente da Escola de MedicinaRodrigo Grassi.

A passagem do pesquisador italiano na Universidade marcou o início do programa Escola de Altos Estudos, da Capes. Riva conversou com os alunos do Developmental Cognitive Neuroscience Lab, laboratório chefiado por Grassi, trocou ideias de trabalho, participou de reuniões de cooperação para projetos futuros e revisou o que está sendo realizado junto ao InsCer referente a estresse na gestação. Além disso, ministrou duas conferências, na Escola de Medicina e na Escola de Ciências da Saúde.

“Foi útil e proveitoso ver os estudantes realmente motivados, fazendo boa ciência. Isso foi muito importante”, afirma. O foco do intercâmbio de informações se concentra nas doenças psiquiátricas, com pesquisas pré-clínicas, por meio de experimentos com animais para, a partir do conhecimento produzido, aplicar na área clínica. “Com um bom ambiente de trabalho temos uma motivação ainda maior para fazer mais pesquisas. E esta sinergia é importante para a produção científica”, disse em elogio às instalações da Universidade.

Escola de Altos Estudos

O programa da Capes é voltado à cooperação internacional e visa trazer diversas pesquisadores sênior de renome para ministrarem aulas e fazerem interação no Brasil. Grassi submeteu sua proposta em 2018, que foi aceita, e então atuou como professor visitante no laboratório de Psicofarmacologia e Psiquiatria Molecular, chefiado por Riva, na Universidade de Milão no mesmo ano.

A Escola de Altos Estudos será realizada na PUCRS em 2019 com a visita de pesquisadores de diferentes instituições estrangeiras, como Brown University, Northeastern University e, provavelmente, da Louisiana State University. Os visitantes ministrarão aulas ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, mas que serão abertas a estudantes de todos os PPGs.

Como resultado da parceria, um aluno da Escola de Medicina está em doutorado sanduíche na Itália. “Já existe um intercâmbio que está funcionando bem, mas queremos aumentar os projetos em comum para que possamos trabalhar juntos, trocar conhecimentos, dividir os resultados. Acho que seremos exitosos nisso”, ressalta Marco Riva.